• Projeto de Lissauer sugere disponibilização de cadeira de rodas nas repartições públicas

    Publicado em 17.03.2020 às 19:46


    Com a proposta legislativa de nº 1348/20, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Lissauer Vieira (PSB), pretende garantir que haja uma cadeira de rodas em cada repartição pública do estado de Goiás. De acordo com o projeto, a cadeira deve ficar disponível na portaria de cada órgão público, a fim de facilitar a locomoção de funcionários ou visitantes que tenham algum tipo de mobilidade reduzida. 

    A medida, que busca atender os requisitos de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, enfatiza a importância da cadeira de rodas para facilitar a locomoção de idosos. O parlamentar observa que a população brasileira tem alcançado importantes índices de longevidade, no que aumenta consideravelmente o número de idosos circulando nos espaços e instituições públicas.

    “Então, o presente projeto vem facilitar a vida das pessoas com mobilidade reduzida ou cadeirante, quando elas vão utilizar serviços dos estabelecimentos das repartições públicas que, em face às limitações, torna-se difícil a acessibilidade aos produtos e serviços”, argumenta Lissauer. 

    A matéria começou a tramitar no último dia 5 e está agora na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), sob relatoria do deputado Helio de Sousa (PSDB) e com pedido de vista do parlamentar Vinícius Cirqueira (Pros).