Tendência mundial. Há cada vez mais jovens com Covid-19 e nos hospitais
À medida que a variante Delta se multiplica e os casos de infecção por covid-19 aumentam, tem-se observado uma tendência por todo o mundo: os novos casos e hospitalizações são cada vez mais das faixas etárias mais jovens. O fenómeno é explicado, em parte, pela baixa taxa de vacinação nestas idades.
Nos Estados Unidos, profissionais de saúde por todo o país têm alertado para o aumento de casos e internamentos entre os mais jovens, que em muitos casos chegam mesmo a ser admitidos nos cuidados intensivos.
A rápida disseminação da variante Delta, que é mais transmissível, aliada à baixa taxa de inoculação entre os jovens é uma das explicações apontadas para o aumento de casos e hospitalizações nesta faixa etária.
Na Holanda, por exemplo, o número de novos casos disparou nos últimos dias para os níveis mais elevados desde o início do ano após a reabertura dos bares, restaurantes e discotecas a 26 de junho.
Em Espanha, os casos começaram a aumentar a partir de meados de junho, impulsionados pela variante Delta e pela maior socialização entre os grupos mais jovens.(RTP, emissora pública de Portugal)