• Igrejinha ganha Cmei que beneficiará crianças da região, em Anápolis

    Publicado em 23.07.2021 às 09:15

    As lágrimas de Dona Negrinha, de 89 anos, durante a inauguração do Cmei em homenagem ao seu marido, Haroldo Antônio de Souza, na Vila São Vicente, nesta quinta-feira, 22, emocionaram os presentes. Um encontro de gerações, um rememorar o passado. Os bisnetos e até tataranetos que ali estavam simbolizam as 190 crianças que, a partir de agora, serão beneficiadas com a obra que homenageia um grande educador da região.

    O prefeito Roberto Naves ressaltou que mais do que um ensino de qualidade, o Cmei será o espaço em que as crianças estarão seguras e é a realização de um sonho antigo das mães da região, que precisam trabalhar e não tinham onde deixar os filhos. Ele recorda, inclusive, que no projeto inicial a obra seria uma escola, mas que a própria comunidade solicitou a alteração.

    Em meio às comemorações dos 114 anos de Anápolis, Roberto Naves segue reconhecendo a importância dos moradores da cidade. E isso não foi diferente na Vila São Vicente. Ele fez questão de se sentar ao lado de dona Negrinha durante a cerimônia e, em sua fala, destacou que ela foi uma das sete primeiras moradoras do local.

    Ao falar sobre a importância do homenageado, o prefeito, que também é professor, aproveitou a ocasião para ressaltar que a profissão é uma das mais importantes que existem, pois transmite amor: “O senhor Aroldo soube fazer isto aqui. Era carpinteiro, pedreiro, professor, pai, avô, marido.”

    Parcerias
    O procurador do Ministério Público do Trabalho, Tiago Ranieri, se emocionou durante a entrega do Cmei ao ressaltar a importância da educação para a formação do ser humano e para a construção social do indivíduo. Segundo ele, a parceria que deu origem à obra foi apenas a primeira. O valor do investimento foi de R$ 1,2 milhão em uma obra com mais de mil metros de área construída.

    A secretária municipal de Educação, Eerizania de Freitas, enfatizou que a atual gestão desenvolve ações e investimentos constantes na rede municipal de ensino. Elogiou as iniciativas voltadas à primeira infância na área da saúde, como a construção da UPA Pediátrica, o dinamismo da administração, que logo no mês de maio saiu à frente e iniciou a vacinação dos professores, a reforma das escolas, as adequações para o retorno das aulas em 9 de agosto, e destacou, sobretudo, o valor das parcerias, como a empreendida com o Ministério Público do Trabalho.

    Reconhecimento
    Neta do homenageado e servidora da rede há mais de 20 anos, Ana Paula Duarte de Souza Bastos falou que a comunidade tem a oportunidade de conhecer “a grandiosidade da educação do município”.
    Ao falar sobre o avô, Ana Paula afirmou que o exemplo do homenageado a motivou a se tornar professora. Na ocasião ressaltou a inauguração do Cmei como o maior benefício dos últimos tempos na região. “Viramos uma página, agora um novo momento se inicia”, elogia.