Governador Ronaldo Caiado inaugura nova sede da Emater, em Goiânia

Publicado em 23.07.2021 às 09:18

O governador Ronaldo Caiado inaugura nesta sexta-feira (23/07), às 10h, a nova sede administrativa da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). O prédio, situado próximo ao Campus II da Universidade Federal de Goiás (UFG), fará parte do Complexo de Inovação Rural, que inclui também o Complexo de Laboratórios, o Centro de Treinamento e Capacitação (Centrer) com Agroindústria e a Estação Experimental Nativas do Cerrado. 

A entrega ocorre no encerramento da Semana da Agricultura Familiar, instituída pelo governador em razão do Dia Nacional da Agricultura Familiar, comemorado em 24 de julho, e marca também os 62 anos completados pela Emater em 2021. 

Para as obras do edifício onde funcionarão os escritórios, retomadas em dezembro de 2019, foram investidos R$ 11.000.472,59. Já o Centrer demandou valor de R$ 7.131.526,24. Os recursos são provenientes da antecipação de ativos remanescentes da liquidação da antiga Emater empresa.

Durante a solenidade, que contará com participação do presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, também serão entregues oito novos veículos, adquiridos a partir de recursos provenientes de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Juntamente com a nova sede da agência, o Governo de Goiás também inaugura, no Complexo de Inovação Rural, a Agroindústria Escola. O espaço será utilizado para a capacitação de agricultores familiares em produção industrial e para o fomento do empreendedorismo rural, com cursos em áreas como panificação, laticínios e fabricação de polpas de frutas.