• Prefeito apresenta à comitiva da Sudeco polos para desenvolver Goiânia

    Publicado em 23.07.2021 às 20:31

    Em reunião no Paço Municipal nesta sexta-feira (23/7), o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), apresentou ao titular da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Nelson Vieira Braga Filho, e sua equipe,  projetos para o desenvolvimento da capital e geração de emprego e renda. Rogério Cruz explicou que as propostas visam o desenvolvimento da capital e dependem de recursos do governo federal, por meio da Sudeco, entre elas, a instalação de três polos industriais. 

    Dois polos são localizados nas imediações do Aterro Sanitário, cuja implantação tem previsão na Lei 10.215/2018, que permite implantação de empresas do ramo de reciclagem e resíduos sólidos e de lavanderias industriais e hospitalares, entre outras atividades correlatas. Pelo estudo apresentado, a parte Norte prevê o funcionamento de lavanderias e afins, com possibilidade de implementar usina de reuso de água com vistas a diminuir o impacto ambiental. Tais atividades têm projeção de gerar 2,5 mil empregos diretos e 7,5 mil indiretos. O Projeto Sul, pensado para o manejo dos resíduos sólidos da capital, contará com atividades de reciclagem e tratamento destes resquícios com a previsão de gerar 4 mil empregos diretos e 12 mil indiretos. No total, só esses dois polos devem gerar cerca de 26 mil emprecos diretos e indiretos.

    Já o Polo da Moda na Região da 44 (que atualmente, só perde para a região do Brás em São Paulo) tem por objetivo fortalecer a economia de base (costureiras, bordadeiras e pequenas facções de costura) e ser referência na produção e distribuição de produtos do segmento de moda. A criação dos  polos faz parte do plano de governo. 

    Durante o encontro, Rogério Cruz destacou a importância da vinda a Goiânia do superintendente da Sudeco e de sua equipe, o que, segundo ele, demonstra interesse do órgão pelos projetos da prefeitura, além de prestígio ao município. “Falamos de assuntos que, com certeza, trazem melhorias para a população goianiense”, ressaltou o prefeito. 

    Nelson Braga Filho disse reconhecer a importância das propostas apresentadas pelo Prefeito de Goiânia e sua equipe. “Esses projetos são maravilhosos. Com certeza, a população de Goiânia e de Goiás vão sair ganhando muito, porque melhoram a qualidade de vida, geram emprego e irradiam o desenvolvimento. Podem contar conosco na busca desses recursos”, disse o superintendente, que ainda citou o Anel Viário e a Ferrovia Norte-Sul como eixos importantes de desenvolvimento para a região.

    A reunião contou com a presença de Luciana Barros, coordenadora-geral de fundos da Sudeco e do deputado federal João Campos (Republicanos). O Parlamentar destacou a importância da vinda da diretoria da Sudeco a Goiânia. “Uma coisa é irmos a Brasília e chegar lá e percebermos a boa vontade daquele agente público. Muito mais importante é quando esse agente público vem aqui em Goiânia. Tenho certeza que nós estamos num bom caminho. Os projetos são importantes. Teremos sempre a parceria com a Sudeco”, afirmou.

    Outro assunto abordado na visita da equipe da Sudeco está relacionado à Operação Urbana Consorciada, no Setor Pedro Ludovico, com custo estimado de R$ 600 milhões. Rogério Cruz fez questão de ressaltar o empenho e a disposição da Prefeitura de Goiânia em apoiar a iniciativa privada, em projetos que modernizem a cidade e melhorem a qualidade de vida da população.