Austrália poderá manter confinamentos mesmo com população vacinada
A Austrália, um dos países com menos casos do novo coronavírus no mundo, poderá manter a sua política de confinamentos rígidos mesmo quando tiver toda a população vacinada, disse hoje o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison.
“Certamente [as vacinas] ajudarão os esforços [para conter a propagação da variante delta] durante o confinamento. Mas por si só, não vão impedir os confinamentos”, disse Morrison, referindo-se ao plano de imunização, quando 16 por cento da população do país com mais de 16 anos tem já duas doses da vacina.
“Não posso garantir que não haja outros confinamentos”, alertou hoje numa entrevista ao canal de televisão 9, admitindo ter aprendido a lição de ir “rápido e cedo” diante a forte carga de contágio que manifesta a variante delta.
Embora a Austrália não exceda as 34 mil infecções e 923 mortes desde o início da pandemia, um número total de infecções que países como Índia ou Indonésia registam diariamente, as suas autoridades regionais tendem a ordenar confinamentos nas cidades ou regiões ao mínimo surto.
Com o surgimento da variante delta há seis semanas em Sydney, a cidade e arredores manterão os seus cerca de seis milhões de habitantes confinados nas suas casas entre 26 de junho e 27 de agosto.(RTP, emissora pública de Portugal)