• População acima de 30 anos é vacinada com 1ª dose em oito postos em Aparecida

    Publicado em 2.08.2021 às 16:23

    Nesta segunda-feira, 2, a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia dá continuidade à aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-1, na população acima de 30 anos. Com a chegada de quase 15 mil doses no último sábado, (30) a vacinação está sendo realizada em oito postos. Os drives da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades vacinam sem necessidade de agendamento. A aplicação da primeira dose também é feita por agendamento pelo Aplicativo Saúde Aparecida em cinco Unidades Básicas de Saúde e também na Central de Imunização.

    A aplicação do imunizante ocorre mediante apresentação de documento de identidade, Cartão SUS de Aparecida e comprovante de endereço. Os drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades funcionam das 8 às 18 horas de segunda a sexta-feira e das 8h às 17h aos sábados e não exigem agendamento prévio.

    Já aqueles que preferirem receber o imunizante nas Unidades de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou na Central Municipal de Imunização, precisam agendar pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O acesso pode ser feito pelo site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br). As vagas para novos agendamentos são liberadas sempre após às 17h.

    “Em Aparecida, dose recebida é dose aplicada. Nosso objetivo é vacinar com agilidade nossa população para que todos fiquem protegidos contra o vírus o mais rápido possível e possamos vencer essa pandemia”, comentou a superintendente de Vigilância em Saúde Daniela Ribeiro.

    Uma dose de alívio e esperança

    “Graças a Deus estamos sendo vacinados! A sensação é muito boa. Espero que daqui pra frente seja melhor, que (a vacina) chegue a todos e a gente possa viver normalmente”, conta Naiara da Silva Santos, de 30 anos.

    Patrícia da Silva Ferreira, 31 anos, que recebeu a primeira dose da vacina no Drive da Cidade Administrativa Maguito Vilela, acredita que com todas as pessoas vacinadas a vida possa voltar ao normal.  “É um alívio. Estou muito feliz! Acho que todos devem se vacinar. As pessoas têm que abrir a mente e se vacinar, porque quanto mais rápido se vacinar, mais rápido a nossa vida volta ao normal e todos vamos ter uma vida mais tranquila”, comenta a moradora.

    “É um alívio, primeiramente. Agora vamos dar continuidade e esperar a segunda dose. E a palavra que resume tudo é ‘alívio’, diz EdmoRosa dos Santos, de 30 anos. Danilo Gonçalves dos Santos, de 32 anos, reforça que todos têm de receber a dose da vacina para a vida voltar ao normal. “Está sendo incrível! Esperei muito tempo, e agora finalmente é a hora. Todos têm que se vacinar para enfim retomar a vida normal e proteger a nossa família”, disse o morador.

    Segunda dose

    A Prefeitura continua também aplicando a segunda dose da vacina. Nesta quarta-feira, o município recebeu a primeira remessa da Pfizer destinada à segunda aplicação, com 7.020 doses. Os imunizantes estarão disponíveis nas

    UBS’s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim e na Central Municipal de Imunização a partir do dia 10/08, data na qual se completa 12 semanas do primeiro lote de D1 recebido dessa vacina.

    Não é necessário agendar para receber a dose 2. Basta apresentar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação.

    Se o reforço for do imunizante Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente na Central Municipal de Imunização e no Aparecida Shopping, e se for AstraZeneca, no drive do Aparecida Shopping, nas UBS’s e na Central de Imunização. Esses imunizantes já estão disponíveis.

    A Secretaria reforça os intervalos previstos entre as duas doses de todos os imunizantes do município:

    • Pfizer: 12 semanas entre a D1 e a D2
    • AstraZeneca: 12 semanas entre a D1 e a D2
    • Coronavac: 28 dias entre a D1 e a D2

    Balanço

    De acordo com a Coordenação de Imunização, a cidade aplicou 325.550 doses de vacinas contra a Covid-19 em Aparecida até a manhã desta quinta-feira, 29 de julho. Com a campanha tendo sido iniciada em 20 de janeiro, do total de doses aplicadas, 237.3223 foram de 1ª dose e 72.437 de 2ª dose e 15.790 de dose única. “Totalizamos, até o momento, 56% da população adulta vacinada com pelo menos uma dose e 20,87% da população adulta (422.666 pessoas conforme dados do IBGE) imunizada completamente”, comentou a superintendente de Saúde da SMS, Daniela Ribeiro.

    Ainda segundo a coordenação, o estoque de doses para a 1ª aplicação é de 6.812 doses e para segunda é de 31.827. Até o momento, a cidade recebeu 243.571 de 1ª dose e 110.360 de 2ª dose, totalizando 369.801 doses recebidas desde janeiro.