• Nova Iorque e grandes empresas dos EUA endurecem medidas no combate à pandemia

    Publicado em 3.08.2021 às 17:21

    Nova Iorque tornou-se hoje na primeira grande cidade dos EUA a anunciar a exigência de prova de vacinação covid-19 em restaurantes, espetáculos e ginásios, uma medida justificada para combater a variante delta e os resistentes à vacina.

    A medida vem juntar-se a uma crescente lista de governos estaduais e locais e de grandes empresas que adotaram duras medidas contra o surgimento da variante delta e que também pretendem contrariar os resistentes à vacinação.

    A gigante agroalimentar Tyson Foods anunciou que vai exigir aos seus cerca de 120 mil empregados que se vacinem nos próximos três meses, tornando-se numa das maiores empresas de trabalhadores da linha da frente a adotar esta medida.

    Em paralelo, cerca de 150 mil trabalhadores, sindicalizados nos três grandes fabricantes de veículos, têm de voltar a usar máscara nas instalações fabris a partir de quarta-feira.

    “O objetivo consiste em convencer todos que chegou o momento. Se queremos deter a variante delta, chegou o momento. E isso significa vacinação a partir de agora”, justificou Bill de Blasio, presidente da câmara municipal de Nova Iorque, ao anunciar as novas medidas agressivas que vão entrar em vigor em meados de agosto.

    No estado de Nova Iorque também vão passar a ser aceitos certificados de vacinação como prova da inoculação.(RTP, emissora pública de Portugal)