Bolsonaro dá posse a Ciro Nogueira como ministro-chefe da Casa Civil

Publicado em 4.08.2021 às 20:44

O Presidente Jair Bolsonaro deu posse, nesta terça-feira (4), ao novo ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Ciro Nogueira, em cerimônia no Palácio do Planalto. Uma das funções da pasta é auxiliar diretamente o Presidente da República na coordenação e na integração das ações governamentais.

“A chegada agora do Ciro Nogueira é uma demonstração por parte do governo de que queremos cada vez mais aprofundar o relacionamento com o parlamento. E não é a primeira vez que digo que Legislativo e Executivo, na verdade, são um só poder. Quase tudo que, por ventura, viermos a decidir aqui, passa pelo parlamento. E o parlamento também, muitos projetos que nascem lá dependem do governo para sua implementação”, disse o Presidente Jair Bolsonaro.

“Quanto melhor nós, Executivo e Legislativo, nos entendermos, melhor é para 210 milhões de pessoas”, completou o Presidente.

Ciro Nogueira afirmou que chega a Casa Civil para somar seu trabalho em benefício da população brasileira. “Me somando a essa valorosa equipe de ministros e ministras, nós vamos ajudar o Brasil a dar sinais certos para onde estamos indo. O primeiro deles, senhor Presidente, e não tenham dúvida, a democracia é líquida e certa, difícil por natureza, mas é a coisa certa. E é por ela que estou aqui, é por ela que todos nós estamos aqui, é por ela Presidente, que o senhor está aqui, para cuidarmos dela, para zelarmos por ela, para aprofundarmos na diversidade e nas diferenças a nossa realidade democrática”, disse o ministro Ciro Nogueira.

No discurso, Ciro Nogueira lembrou as dificuldades enfrentadas pelo país em razão da Covid-19 e afirmou que as reformas promovidas pelo Governo Federal e a recriação do Ministério do Trabalho e Previdência vão fortalecer a geração e recuperação dos empregos nos país. “Vamos acelerar a geração de empregos no nosso país. Vamos acelerar a economia”, afirmou.

A Casa Civil era comandada desde março deste ano pelo general Luiz Eduardo Ramos que assumiu a Secretaria-geral da Presidência da República.

Trajetória do ministro

Graduado em Direito, Ciro Nogueira ingressou na política ainda na juventude. Aos 26 anos, foi eleito deputado federal pela primeira vez pelo Piauí e ocupou o cargo por quatro mandatos consecutivos, entre os anos de 1995 e 2010.

Em 2010, foi eleito pelos piauienses para representar o estado no Senado, sendo reeleito em 2018. Para assumir o comando da Casa Civil, Ciro Nogueira se licenciou do cargo de senador. Também foi presidente nacional do partido Progressistas entre 2013 e 2021.

Atuação da Casa Civil nas ações do governo

Além de assistir ao Presidente na coordenação e na integração das ações governamentais, também são atribuição da Casa Civil auxiliá-lo na análise do mérito, da oportunidade e da compatibilidade das propostas, inclusive das matérias em tramitação no Congresso Nacional, com as diretrizes governamentais; na avaliação e no monitoramento da ação governamental e da gestão dos órgãos e das entidades da administração pública federal; e na coordenação e no acompanhamento das atividades dos ministérios e da formulação de projetos e políticas públicas.