Fieg retoma, com Espanha, série de webinares para incremento de intercâmbio comercial

Publicado em 4.08.2021 às 20:45

O Conselho Temático de Comércio Exterior (CTComex) da Fieg, liderado pelo empresário Emílio Bittar, retomou a realização da série de webinares Intercâmbio Comercial: Incrementando os Negócios Bilaterais, nesta quarta-feira (04/08), em ambiente on-line. A programação do segundo semestre foi aberta com representantes da Embaixada da Espanha, que apresentaram as potencialidades e oportunidades da economia do país ibérico. O presidente da Fieg, Sandro Mabel, participou da abertura do encontro e destacou o esforço da federação para fomento da cultura exportadora em Goiás, sobretudo com foco nas micro e pequenas empresas.

De acordo com dados da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), as micro e pequenas empresas representam 99% dos negócios brasileiros, 30% do PIB nacional e 55% dos empregos gerados no Brasil. “São a força da economia brasileira e em Goiás não é diferente. A Fieg, com sua área internacional, está engajada na orientação desses pequenos empreendedores para que possam expandir seus negócios e terem acesso ao mercado externo”, afirmou Sandro Mabel, ao citar as atividades e serviços promovidos pelo CTComex e Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fieg.

O secretário de Estado da Indústria e Comércio, José Vitti, elogiou a iniciativa da Fieg, ao possibilitar que mais pessoas conheçam as potencialidades de Goiás. O titular da SIC destacou ainda a sintonia do governo e entidades empresariais na atração de investimentos e ressaltou o positivo ambiente de negócios no Estado. “Possuímos uma logística de transporte extremamente favorável, com hub modal reconhecidamente de referência no Brasil. Goiás se posiciona hoje como um dos Estados com maiores possibilidades de crescimento do País. Queremos que a balança comercial com a Espanha possa se expandir, com Goiás estendendo potencialidades para incremento do intercâmbio comercial”, afirmou.

De olho nessas oportunidades, quase cem empresários acompanharam o webinar, que contou com participação do embaixador Fernando Casas e do cônsul em Goiás, Juan Pedreño, e apresentação da conselheira de economia, Isabel Junceda. Dona da 13ª maior economia do mundo, a Espanha destaca-se na zona do Euro, com PIB de US$ 1,39 trilhão, é o 11º maior exportador de serviços comerciais e o 16ª no comércio de mercadorias.

Segundo Junceda, o país é o quarto destino de negócios greenfield na Europa e destaca-se também na liderança de setores estratégicos, com consistente e moderna infraestrutura de transporte, sendo a segunda maior porta de entrada na União Europeia, além do fácil acesso à África, ao Oriente Médio e Mediterrâneo. “A Espanha é um hub perfeito para as empresas brasileiras fazerem negócios. Além de raízes históricas, culturais e linguísticas comuns, temos uma intensa relação de rede institucionais e fortes laços econômicos e comerciais com o Brasil”, argumentou Junceda.

Nesse sentido, a conselheira econômica da Embaixada da Espanha listou as facilidades que os empreendedores brasileiros encontram para investir no país, que possui baixo índice de barreiras e restrições, com simplicidade na concessão de vistos, abertura de negócios e incentivos e impostos, consistente infraestrutura e tecnologia e força de trabalho qualificada.

O embaixador Fernando Casas destacou a parceria estratégica que a Espanha possui com o Brasil, inclusive com estabelecimento de comissão binacional. “Hoje a Espanha é o segundo maior investidor no Brasil, com 130 mil empregos diretos gerados por empresas espanholadas com atividades econômicas em solo brasileiro”, disse, ressaltando a importância do Brasil na América Latina.

O diplomata reforçou ainda confiança na retomada da economia em 2021 e que a Espanha prevê investimentos de 72 bilhões de euros no período 2021-2023 para execução de plano de recuperação, transformação e resiliência pós-pandemia da Covid-19. Nesse âmbito, destacou oportunidades nos setores de investimentos verdes, digitalização da economia e coesão econômica e social. “O objetivo do governo é injetar grande volume de recursos na economia nos próximos três anos, incentivando e abrindo novas oportunidades de negócios”, completou.

O presidente do CTComex, Emílio Bittar, elogiou o programa espanhol e ressaltou a importância de os empresários brasileiros estarem atentos às oportunidades de negócios que surgem diante de expressivo volume de investimentos. “Contem com a Fieg nessa jornada para internacionalização”, reiterou.

O webinar Intercâmbio Comercial: Incrementando os Negócios Bilaterais, edição Brasil-Espanha, contou com participação de empresários e profissionais de comércio exterior que atuam em Goiás. Acompanharam a transmissão os presidentes de sindicatos das indústrias Antônio Santos (Siaeg), Jair Alcântara (Sindiquímica) e José Divino Arruda (Sinvest); os presidentes de câmaras temáticas Sarkis Curi (CIC) e Eduardo Zuppani (CTAT); e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), Leopoldo Moreira.