Marden Júnior inaugura duas obras reivindicadas há anos na Região do Barreirão, zona rural de Trindade

Publicado em 5.08.2021 às 04:36

O prefeito Marden Júnior inaugurou, nesta quarta-feira (04/08), duas obras que eram reivindicadas há anos na Região do Barreirão, zona rural de Trindade. A entrega faz parte das comemorações alusivas os 101 anos de Trindade, celebrados em 31 de agosto.

Quem chamou a atenção foram proprietários rurais, em especial a moradora Maria Aparecida Gomes, que completa 94 anos de idade na quinta-feira (05/08), e considerou os benefícios um presente de aniversário antecipado. 

Ela participou do evento sentada no pasto do imóvel, em frente a uma das obras. Ao ser cumprimentada, Maria Aparecida contou ao prefeito que a família muitas vezes ajudou a rebocar e a guardar carros alagados no local onde a Prefeitura de Trindade entregou uma passagem de água de nascentes, coberta por um aterro, obra que dará segurança à travessia. 

Houve descerramento de uma placa simbólica pelo prefeito, ladeado por sete vereadores, que foi entregue à aniversariante. A região onde ela mora com três dos 12 filhos sofria com inundações que ilhavam moradores e impediam escoar a produção agrícola da região do Barreirão todos os anos. A água muitas vezes chegava a dois metros de profundidade.

Situações também vividas, reiteradamente, pelo produtor Dilson Queijeiro, que perdeu leite diversas vezes porque não conseguia passar pelo local. Os atoleiros e inundações de veículos eram um incômodo igualmente recorrente para o produtor Gleidston Luís da Paixão. “A gente tinha de abrir o portão e deixar os carros passarem dentro da nossa propriedade todos os anos”, relatava, feliz com o fim do transtorno.

Próximo desse aterro com manilhas foi entregue também a recuperação da ponte sobre o Córrego Barreirão. Esses benefícios para a zona rural dessa região foram destacados no discurso de Marden Júnior. Ele também agradeceu uma parceria especial, com Betinho do Açougue, que doou cascalho para a obra.

“Em pouco tempo tivemos de refazer várias pontes da zona rural de Trindade que estavam deterioradas e caíram”, disse o prefeito. “Agradeço muito pela parceria com o Betinho e pelo empenho da nossa equipe que garantiu um trânsito mais seguro, porque isso ajudará também a escoar a produção e a desenvolver a economia da região”, destaca. 

Marden Júnior agradeceu também o esforço da Câmara Municipal de Trindade, representada pelo presidente, Weslley Cabeção, e pelos vereadores Maurinho de Paula, vice-presidente da Casa, Pastor Zeca, Marco Ferreira, Johnatan Reis, Samuel Samuca e Wender Bodin.

A região possui produtores de gado, leite, soja, milho e sorgo. Muitos fornecem para feiras e comércios de Trindade.

Estrada
Além do aterro e da recuperação da ponte, está prevista a recuperação de 38 quilômetros da estrada vicinal que liga Trindade até a BR-070. O vice-prefeito, Pastor Alcione, também destacou a relevância do benefício para os produtores e moradores do interior do município. 

A superação das dificuldades de tráfego na região teve destaque ainda nas declarações do secretário de Serviços Públicos, Luís Felipe de Amorim, que responde interinamente pela Pasta de Infraestrutura de Trindade.  “Passar por aqui nas chuvas era um grande transtorno para a população”, confirma. 

Entre esses produtores rurais, Marcos Queiroz e Gustavo Queiroz, secretário de Indústria e Comércio, destacam que as obras entregues representam uma solução importante, esperada há anos. 

“Foi tudo feito de forma rápida e barata”, diz Marcos. “Quem sabe melhor a importância dessa obra somos nós, da região, que enfrentamos essas dificuldades por décadas”, enfatiza Gustavo.

De acordo com o técnico responsável pela manutenção da Prefeitura de Trindade, Marcondes Fernandes, o aterro demorou menos de um mês para ser concluído, com mão de obra do Município. 

Foram utilizadas 20 manilhas com extensão total de 20 metros sobre uma área escavada na transversal da rua, e que recebeu cascalho, aterrando até uma altura de 2 metros. O aterro tem uma extensão total de aproximadamente 50 metros pela estrada. 

O técnico e o prefeito agradeceram aos trabalhadores da equipe que se esforçou na conclusão dos trabalhos, formada por apenas seis colaboradores conhecidos como Fabinho, José, Ursão, Boleiro, Brinquinho e Pedro.

Também prestigiaram a inauguração, o pai do prefeito, Marden Gabriel Alves de Aguiar, secretários municipais Rogério Taveira (Saúde), Geraldo de Oliveira (Governo), Sérgio Sanches (Educação), Tayná Barbosa (Planejamento Urbano, Habitação e Regularização Fundiária), Juliano Reis (Agência de Segurança Pública e Patrimonial), Warley Lopes (Agência Municipal de Turismo, Cultura e Eventos) e Urias Júnior (Agência Municipal de Comunicação).