Laboratório de projetos audiovisuais recebe mais de 40 inscrições no Centro-Oeste
O 7º Icumam Lab, laboratório gratuito de desenvolvimento de projetos audiovisuais no Centro-Oeste, recebeu 41 candidaturas, sendo 30 de longa-metragem e 11 de séries de ficção. Foram 3 materiais do Mato Grosso, 6 de Mato Grosso do Sul, 7 de Goiás, e 25 do Distrito Federal. As inscrições aconteceram de 13 de julho a 10 de agosto. A lista com os selecionados será divulgada no dia 9 de setembro de 2021.
A diretora do Icumam Lab, Maria Abdalla, analisa com entusiasmo o saldo de inscrições, principalmente por terem acontecido em um espaço curto de tempo estabelecido, além de nesta edição excepcionalmente ter tido apenas categoria de ficção.
“Diante do cenário atual, de poucos incentivos para o setor audiovisual e desafios enfrentados com a pandemia, a quantidade de projetos inscritos foi significativa. Importante também ressaltar o grande número de inscrições do Distrito Federal, sendo o único do Centro-Oeste com políticas públicas para cultura, diferente das demais localidades da região”, avalia Abdalla.
Agora, os projetos serão analisados pela comissão de seleção. Deles, seis serão selecionados quanto às qualidades artísticas e técnicas, factibilidade do projeto apresentado e viabilidade de produção, potencial e originalidade da proposta, estágio de desenvolvimento e qualidade dos materiais obrigatórios apresentados.
Este ano, o laboratório acontecerá entre os dias 5 e 15 de outubro, mais uma vez em formato totalmente online por causa da pandemia. Serão dias com uma programação que envolve palestras abertas ao público; consultorias gratuitas individuais e em grupo, para os projetos selecionados; pitching; e premiação. Tudo isso com tutores consolidados no mercado, com experiência em atividades de formação e em treinamento profissional.
Além disso, produtores e diretores dos projetos selecionados poderão participar de atividades do BrLab, um dos maiores eventos de desenvolvimento de projetos audiovisuais da América latina, que acontecerá simultâneo ao 7º Icumam Lab.
Premiação
O projeto vencedor do 7º Icumam Lab será premiado com o valor de R$ 5 mil, concedido pelo Projeto Paradiso, para formação ou desenvolvimento do projeto. Haverá também premiações, como serviços de pós de imagem e correção de cor, oferecidos pela Mistika e DOT Cine; consultoria individualizada de pitching pela Vermelho Filmes; e consultoria de produção executiva da C/as4tro.
Icumam Lab
O Icumam Lab é uma realização e idealização do Icumam Cultural e Instituto, que também realiza os projetos Goiânia Mostra Curtas, Cinema Popular e o Curso de Cinema – Núcleo de Desenvolvimento de Roteiros Audiovisuais. Nesta edição, o Laboratório de Fomento à Produção Audiovisual no Centro-Oeste tem o apoio da Unimed Goiânia; apoio cultural do BrLab e do Projeto Paradiso; a colaboração de Mistika, DOT Cine, C/as4tro, Vermelho Filmes; divulgação Imprensa Mahon; e co-realização do Sesc Goiás.