Autoridades de saúde dos EUA recomendam uma terceira dose da vacina a todos os norte-americanos

Publicado em 18.08.2021 às 14:45

As autoridades de saúde dos EUA recomendaram esta quarta-feira que todos os norte-americanos recebam terceiras doses da vacina contra a covid-19 para reforçar a sua proteção face ao avanço crescente da variante Delta no país e aos indícios de que a eficácia das vacinas começa a diminuir meses após a inoculação. 

O plano, conforme delineado pelo diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças e outras autoridades, prevê uma dose extra oito meses após a segunda dose da vacina da Pfizer ou Moderna.

As terceiras doses podem começar a ser administradas a 20 de setembro, embora o plano careça ainda de uma avaliação da agência reguladora norte-americana (Food and Drug Administration – FDA) sobre a segurança e eficácia de uma terceira dose. 

As autoridades de saúde afirmaram ainda que quem recebeu a vacina de dose única da Johnson & Johnson provavelmente também necessitará de uma dose de reforço, mas sublinharam que ainda estão a aguardar por mais dados.

Em comunicado, citado pela Associated Press, as autoridades de saúde explicam que é “muito evidente” que a proteção das vacinas contra a covid-19 diminui com o tempo e com a variante Delta, altamente contagiosa, “começamos a ter indícios de proteção reduzida contra doença leve e moderada”. 

“Com base na nossa última avaliação, a proteção atual contra doença grave, hospitalização e morte pode diminuir nos próximos meses”, acrescentam. (RTP, emissora pública de Portugal)