Mais 280.750 vacinas contra covid-19 alavancam campanha de imunização em Goiás

Publicado em 20.08.2021 às 13:52

O governo de Goiás recebeu, na manhã desta sexta-feira (20/08), 280.750 doses de vacinas contra Covid-19. No primeiro voo que aterrissou no Aeroporto Internacional de Goiânia vieram 134.550 doses da Comirnaty, do laboratório Pfizer, destinadas à primeira aplicação. A segunda remessa incluiu 146.200 unidades da CoronaVac, do Instituto Butantan, sendo que metade da carga deve ser utilizada para primeira dose e outra para reforço, segundo o Ministério da Saúde. 

Os imunobiológicos foram encaminhados para a Central Estadual de Rede de Frio, na capital. Após conferência, são preparados para envio aos municípios, via Regionais de Saúde. 

O governador Ronaldo Caiado explica que a chegada de mais doses nos últimos dias reforça a estratégia de vacinar todos os goianos com mais de 18 anos, pelo menos com a primeira dose, até o fim do mês de setembro. O Governo do Estado segue o Plano Nacional de Imunização (PNI) e resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de Goiás, com destinação das vacinas, na totalidade, para vacinação por faixa etária, em ordem decrescente de idade.

Os grupos prioritários, como idosos, trabalhadores da saúde, educação ou pessoas com comorbidades, que ainda não foram imunizados, por algum motivo, terão prioridade independentemente da idade que estiver sendo atendida nos municípios.

“Vamos primeiro tratar daquilo que é fundamental para nós: alcançamos os 18 anos e ampliarmos de acordo com o recebimento que deveremos ter em escala maior da Pfizer, ou outra que for autorizada, para chegarmos também à segunda dose e à vacinação abaixo dos 18 anos de idade”, afirma o governador. Ele também faz um apelo à população para que tome a dose de reforço: “Siga o protocolo e a caderneta de vacinação”. 

Balanço
Levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde apurou que, referente à primeira dose, foram aplicadas 3.677.228 vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. Em relação à segunda aplicação, foram vacinadas 1.497.990 pessoas. Esses dados são preliminares e coletados no site Localiza SUS do Ministério da Saúde. Com a remessa desta sexta-feira, o Estado de Goiás já recebeu 6.872.710 doses de imunizantes.