Nos 101 anos de Trindade, distrito de Santa Maria ganha escola de artesanato e feira de cultura mensal

Publicado em 25.08.2021 às 05:07

O povoado de Santa Maria, distrito a menos de 20 quilômetros de Trindade, recebeu, nesta segunda-feira (23/08), um impulso importante para se tornar referência cultural e turística. A antiga Casa do Artesão do povoado foi transformada em Escola Municipal de Artesanato como parte das celebrações pelos 101 anos de Trindade.

O anúncio foi feito pelo prefeito Marden Júnior e pelo presidente da Agência Municipal de Turismo, Cultura e Eventos, Warley Lopes. Eles participaram também da inauguração de uma feira e exposição de artesanato que entram para o calendário turístico goiano com, pelo menos, uma edição por mês.

“Nossa missão é resgatar o que o setor perdeu nesses dois últimos anos, e Santa Maria tem as raízes da cultura de Trindade”, afirma o prefeito. 

Marden Júnior projeta que, aos poucos, “chega o momento da retomada cultural”, e que sua gestão tem o compromisso de promover o setor. 

O presidente Warley Lopes enfatiza a valorização de Santa Maria como destino cultural. Ele informa que fará uma articulação com a rede hoteleira da região para incluir a feira do povoado no circuito turístico. 

Em frente à nova escola, em meio a esculturas de argila ou madeira, quadros de artistas plásticos, comidas típicas da região e diferentes montagens artísticas espalhadas pela rua e calçadas, o evento em Santa Maria quebrou a rotina do povoado, que abriu a semana no ritmo da cultural popular. 

A Banda Municipal Tabelião Augusto Costa fez uma apresentação especial, com direito a acrobacias de balizas e desfile de porta-bandeiras. Eles comemoram a conquista de status de escola para a tradicional Casa do Artesão. 

A diretora do espaço, Ivone Alves Freitas, disse que, atualmente, 40 moradores, entre crianças, adultos e idosos fazem artesanato no local, custeado pela Prefeitura de Trindade. “Com a transformação em escola, vamos atender mais pessoas porque alunos de toda a rede municipal de ensino poderão vir para aprender artesanato conosco”, disse.

Estiveram presentes no evento que fez parte das celebrações pelo aniversário da cidade, comemorado este mês, os pais do prefeito, primeira-dama, Dona Dorinha, e Marden Aguiar, vereadores Wesley Cabeção e Maurinho de Paula, respectivamente presidente e vice-presidente da Câmara Municipal, Cleytinho do Flori, que falou em nome dos demais, Márcia do Edmilson, Samuel Samuca, Johnatan Reis e Pastor Zeca. 

Também participaram os secretários municipais Tayná Galindo (Planejamento Urbano e Habitação), Gabriela Alves (Assistência Social), Josimar da Mota (Fazenda), Sérgio Ferreira (procurador-geral), presidentes do Instituto de Previdência dos Servidores, Maria Alves de Mendonça, e das agências municipais de Segurança Pública, Juliano Reis, e de Trabalho e Geração de Emprego, Gerúsia de Paiva.