Trabalho do Sistema Fecomércio Sesc-Senac com jovens aprendizes inspira programa espanhol Demá Jovem

Publicado em 26.08.2021 às 07:44

O trabalho desenvolvido pelo Sistema Fecomércio Sesc-Senac com jovens aprendizes serve de inspiração para os representantes da aliança Demá Jovem, que trabalha com encaminhamento profissional no Brasil, Portugal, Espanha, Itália, Romênia, Suécia, Holanda, por meio da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi). 

O grupo espanhol esteve na Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) nesta quarta-feira (25/8), para troca de experiências e estudo de futuras parcerias. Representando o presidente Marcelo Baiocchi, o presidente do Sindiposto, Márcio Andrade, destacou que a troca de experiências é muito importante. “Será um prazer aprender com vocês também. Nos colocamos à disposição para cooperar no que for preciso”, disse. 
Márcio reforçou ainda que no Senac o trabalho é feito para capacitar e inserir a nova geração no mercado de trabalho. “Os empresários passaram a ver o programa como cooperação e responsabilidade social conciliado com a educação. Muitos jovens acabam sendo contratados pelas empresas que começaram como Jovens Aprendizes”, frisou. 

Segundo Adair Meira, dirigente da Fundação Pró-Cerrado e copresidente da Demá Jovem, o trabalho desenvolvido no Brasil referente à educação, é inspirado no Sistema S. “Especialmente o Senac, que é referência no mundo da aprendizagem e hoje fazemos isso de forma consistente com marca global do programa Demà. Agradecemos muito a oportunidade de estar aqui”, destacou. 

O diretor regional do Sesc/Senac, Leopoldo Veiga Jardim, reforçou a atuação da Federação em todo o Estado. “Somente em Goiás temos 24 unidades do Senac, onde registramos quase 200 mil atendimentos por ano. Também investimos na formação gratuita para a população de baixa renda por meio do projeto Capacitar-se que em 45 dias tivemos 16 mil inscrições gratuitas em diferentes cursos”, pontuou Leopoldo que falou ainda sobre o Mesa Brasil e Sesc Infinite, lançado ontem (24/8). 

Participaram da reunião Juan Carlos Moreno (diretor-geral do Demà Jovem), Josep Gassó (presidente e instituidor da Fundesplai e copresidente global do programa Demà), Ferran Falcó (dirigente e político Catalão e implementador do Projovem Cat), Raquel Barbosa (presidente da Renapsi), Estevão Andrade (gerente do Polo Goiás da Renapsi) e o diretor de Relações Institucionais do Sistema Fecomércio Sesc-Senac, Simeyzon Silveira.