Mutirão da Prefeitura de Aparecida oferta mais de 6 mil vagas para vacinação nesta sexta e sábado, em 20 postos
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia promoverá um mutirão de vacinação contra a covid-19 nesta sexta e sábado, 27 e 28 de agosto. Para a ação, ainda hoje, a partir das 17 horas, o município ofertará 6.200 vagas no aplicativo “Saúde Aparecida”. A população interessada na iniciativa terá a opção de marcar a aplicação da primeira dose em 20 postos espalhados pela cidade. O acesso ao app pode ser feito pelo site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br). Além disso, os drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades funcionarão normalmente nesses dois dias, sem necessidade de agendamento.
O mutirão irá mobilizar as equipes de 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) e da Central de Imunização. Na sexta e no sábado, as salas de vacinação dessas unidades funcionarão exclusivamente para a Campanha de Imunização contra a Covid. Nesses locais, a vacinação ocorrerá das 8 às 16 horas, conforme agendamento prévio. Já os drives realizarão atendimentos das 8 às 18h na sexta e das 8 às 17 horas no sábado. Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identidade, Cartão SUS de Aparecida e comprovante de endereço da cidade.
A força-tarefa para vacinar o maior número possível de moradores em dezenas de postos espalhados por Aparecida já estava ocorrendo no município desde o início do mês, por meio da “Super Quarta”. Em agosto, a Prefeitura também já havia promovido um mutirão de vacinação, quando mais de 10 mil doses foram aplicadas em apenas um final de semana. Contudo, em decorrência do novo modelo de distribuição de doses definido pelo governo do Estado, a “Super Quarta” está suspensa.
“Nossa estratégia foi muito bem aceita pela população e até inspirou outras cidades. Agora, fico feliz em anunciar que teremos mutirão semanalmente, sempre que o estoque de imunizantes for suficiente. Aproximar a vacina dos moradores é o nosso objetivo. Queremos facilitar o acesso para que cada vez mais pessoas sejam imunizadas”, afirmou o prefeito Gustavo Mendanha.
Dose 2
A aplicação da 2ª dose também ocorre normalmente nesses dois dias, sem necessidade de agendamento. Em Aparecida, a dose de reforço é administrada conforme a data prevista no cartão de vacinação. O serviço está disponível em sete postos da cidade: drive-thru do Aparecida Shopping, Central de Imunização e nas UBS´s Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Veiga Jardim, Andrade Reis e Jardim Florença.
Os moradores que receberam a primeira dosagem na Cidade Administrativa e no Centro de Especialidades podem procurar o drive do Aparecida Shopping nesta sexta, das 8 às 18 horas, e no sábado, das 8 às 17 horas. Os demais podem receber o reforço do imunizante na mesma unidade de saúde onde receberam a primeira dose, das 8 às 16 horas. A única exceção refere-se à segunda dose da Coronavac, que só está disponível no drive e na Central.
Confira as 19 UBS’s que participam do Mutirão:
UBS Madre Germana
UBS Mansões Paraíso
UBS Pontal Sul II
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Bairro Hilda
UBS Colina Azul
UBS Bandeirantes
UBS Jardim Riviera
UBS Parque Trindade
UBS Retiro do Bosque
UBS Cândido de Queiroz
UBS Anhembi
UBS Boa Esperança
UBS Santo André
UBS Andrade Reis
UBS Bairro Cardoso
UBS Jardim Olímpico
UBS Jardim Florença
UBS Veiga Jardim
Nesta sexta e sábado também funcionam:
Central Municipal de Imunização
Drive-thru da Cidade Administrativa (exclusivamente 1ª dose)
Drive-thru do Centro de Especialidades (exclusivamente 1ª dose)
Drive-thru do Aparecida Shopping (exclusivamente 2ª dose)
—-
Artistas expõem obras em drive-thru de vacinação em Aparecida
A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), promove uma exposição de arte no município, tocada a sentimentos bons e criatividade. Quem procura o drive-thru do Aparecida Shopping para receber a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 é surpreendido com um Drive de Arte.
A exposição teve início nesta quinta-feira, 26, e segue até sábado, 28, das 9h às 17h. Quem passa pelo drive contempla obras do artista plástico Josimar Barbosa dos escultores Valmir Neves e Carlos Antônio, contemplados com auxílio da Lei Aldir Blanc. No total, oito artistas plásticos renomados e escultores do município farão revezamento para expor suas obras.
“Essa é uma entrega de contrapartida de alguns artistas plásticos e escultores beneficiados pela Lei Aldir Blanc. A ideia é trazer um ambiente descontraído para aqueles que vão receber a segunda dose. A pessoa vem receber a saúde do corpo, com a vacina, mas antes dela, já prepara a saúde da alma, com a exposição de belas artes. E essa é uma forma de valorizar nossos artistas, encantar as pessoas e promover avivamento para a cultura aparecidense”, ressaltou o superintendente de Cultura, Weyder Moreira.
“Estou muito feliz em poder mostrar um pouco de arte durante a vacinação. A arte faz bem para a alma e acalenta. A pessoa vai ficar mais calma para receber a vacina. Respiro arte há 19 anos e aqui o visitante vai apreciar arte barroca, arte sacra e outras também”, disse o escultor Valmir Neves.
Marco Aurélio veio tomar a segunda dose da vacina e gostou da exposição. “É muito diferente, né!? Um ambiente legal que mostra a cultura da cidade e o trabalho dos artistas”, afirmou. “Chegar aqui e ver essas obras dá uma aliviada na gente”, disse Denise Martins ao passar pelo Drive de Arte.
Para o artista plástico Josimar Barbosa a arte tem o poder de transformar o sentimento das pessoas. “Nesse momento de incertezas, por conta da pandemia, a arte vem para causar esperança, encantar o espaço em que estamos e prover o coração de boas energias”, destacou.
“As pessoas veem com aquela pressão para vacinar e ficam encantadas ao ver obras de arte. Procuramos colocar em cada peça de arte uma história. Então a pessoa vê e se identifica com isso”, finalizou o escultor Carlos Antônio.