Em Aparecida, obras do Eixo Leste-Oeste IV estão avançadas
A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), está executando as obras dos eixos estruturantes Leste-Oeste I, II, III e IV, que vão interligar as macrorregiões da cidade. Um investimento em mobilidade urbana que propõe acelerar o desenvolvimento urbano, social e econômico do município.
As obras do Eixo Leste-Oeste 04, na região leste da cidade, estão avançadas. O eixo viário terá 7 quilômetros de extensão, sendo que 30% do serviço de infraestrutura já está concluído. A construção do eixo estruturante contempla também a rede de drenagem, meio-fio, bueiros e valetas. O investimento, segundo a Seinfra, é de R$ 7,3 milhões, proveniente de financiamento com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
“Aparecida cresceu muito e com ela a necessidade de abrir novas ruas, criar novas rotas interligar as macrorregiões. Por isso, a prefeitura está executando obras no sentido de facilitar o deslocamento das pessoas e promover mobilidade urbana. As pessoas vão ganhar mais tempo em seus deslocamentos e com melhor acesso, sem congestionamentos, com vias sinalizadas, estruturadas e iluminadas”, afirmou o prefeito Gustavo Mendanha.

O Eixo Leste-Oeste IV vai ligar a Avenida Santana, ao campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) e ao Polo Aeronáutico Antares, proporcionando um novo salto de desenvolvimento em mobilidade urbana na região leste de Aparecida. A previsão é de concluir toda a parte de infraestrutura até o final de setembro.
“Já temos a pavimentação executada na primeira nos primeiros 5 mil metros da primeira parte do eixo. Estamos na segunda parte com serviço de terraplanagem até o campus da UFG. Essa obra trará, além de tudo, um bom desenvolvimento para a região, que tem muito para crescer com implantação de novos loteamentos. E, claro, a pavimentação trará melhorias e benefícios para a população”, afirmou o superintendente de Engenharia, Roberto Lemos, responsável pelos projetos de pavimentação asfáltica no município.
O superintendente lembra que a área interna e o estacionamento da UFG, localizada na Fazenda Santo Antônio, também serão vão receber pavimentação asfáltica. O serviço, nessa etapa, corresponde a 2 quilômetros e deve ser concluído até outubro.
Além do Eixo Leste-Oeste IV, a prefeitura construirá outros quatro novos eixos, sendo eles no sentido Leste-Oeste, proporcionando melhor deslocamento, principalmente na macrorregião do setor Garavelo até a Avenida Rio Verde, na divisa com a capital. Ao todo, serão 26,1 quilômetros de vias pavimentadas e duplicadas. Assim como o Leste-Oeste 04, o Eixo Leste-Oeste 01 também está em obras. Para realizar todo esse complexo de obra viária, a administração municipal obteve financiamento na ordem de R$ 72 milhões.