Crer promove capacitação de seus colaboradores com foco na Covid-19
Diante das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Governo de Goiás sobre a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), adotou algumas medidas cautelares, como a capacitação in loco dos profissionais da instituição sobre o novo coronavírus e as condutas de contingência adotadas pelo hospital.
“Uma frente de trabalho foi planejada com o intuito de atingir todos os colaboradores que atuam na unidade. Entendemos que, apesar de sermos profissionais da saúde, estamos vivendo uma situação atípica e inédita para grande parte da nossa equipe. Neste cenário, assumimos a postura proativa de empoderamento da nossa equipe”, explica a enfermeira responsável pelo Serviço de Epidemiologia do Crer, Priscilla Francisca Cirqueira.
Além da capacitação, os horários de visitas ao paciente internado na instituição foram reduzidos. Por tempo indeterminado, as visitas acontecem apenas uma vez ao dia, e só é permitida a entrada de um visitante. “Mesmo entendendo a importância de receber a visita de alguém querido para o quadro emocional do nosso paciente, adotamos essa medida como forma de fazer barreira no processo de disseminação do vírus”, ressalta a gerente de Enfermagem do Crer, Priscila Martins Pereira.
O calendário institucional de eventos e visitas de benchmarking também foi suspenso. O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) foi intensificado, de forma a proteger e resguardar o profissional e o usuário da instituição. A direção do Crer ressalta, diante do atual cenário, as decisões colocadas em vigor têm como objetivo evitar a aglomeração de pessoas e atuar, de forma preventiva e consciente, na contenção da circulação do vírus.
Rafael Bernardes (texto e foto)/Agir