• Cerimônias marcam os 20 anos dos atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos

    Publicado em 11.09.2021 às 10:27

    A população dos Estados Unidos está marcando a passagem de 20 anos dos atentados terroristas de 11 de setembro. Milhares de pessoas devem participar de cerimônias em memória das vítimas nos locais dos atentados em Nova York, Washington e Pensilvânia. O presidente Joe Biden planeja visitar todos os três locais.

    Os ataques ocorreram na manhã de 11 de setembro de 2001. Membros do grupo militante islâmico Al-Qaeda sequestraram quatro aviões de passageiros. Eles pilotaram dois dos aviões para colidir contra as torres do World Trade Center em Nova York, e um outro avião contra o Pentágono. A quarta aeronave caiu em uma área aberta na Pensilvânia, depois que passageiros reagiram em luta contra os sequestradores.

    Quase 3.000 pessoas morreram, incluindo funcionários de escritórios, policiais e centenas de bombeiros da cidade de Nova York que dispararam para dentro das torres em chamas. Milhares de outras pessoas sofreram ferimentos graves.

    Os atentados fizeram com que o então presidente George W. Bush iniciasse a guerra no Afeganistão. O grupo militante Talibã controlava o país e oferecia refúgio para o Al-Qaeda.

    Há menos de um mês, o presidente Joe Biden ordenou a retirada final das tropas americanas do Afeganistão. Desde então o Talibã avançou rapidamente e retomou o controle do país.(NHK, emissora pública do Japão)