Para aliviar altas temperaturas, animais do Zoo de Goiânia ganham picolés de frutas e carne

Publicado em 15.09.2021 às 11:08

A umidade relativa do ar em Goiânia, nesta semana, chegou a níveis equiparáveis e até menores que o de desertos famosos ao redor do mundo, como o Saara, na África, e o Atacama, no Chile. E para aliviar as altas temperaturas, que nesta quarta-feira (15/9) tem previsão de até 38ºC, os veterinários do Zoológico de Goiânia preparam picolés de frutas e carne para os 479 animais e 120 espécies que vivem no local. 

De acordo com o presidente da Agência Municipal de Turismo e Lazer de Goiânia (Agetul), Valdery Junior, os recintos dos bichos também contam com aspersores de água, que funcionam até cinco horas por dia. “Nesse período de intenso calor, os bichos tendem a procurar um lugar mais fresco e com mais umidade. Por isso, os picolés ajudam a regular a temperatura corporal, além de divertir e distrair”, disse. 

E quem está gostando e muito da vida boa é o urso Robinho, que possui um ambiente próprio de 650 m² e tem ao seu dispor uma piscina de 18 mil litros de água e muitos picolés. “O objetivo é oferecer não só para o Robinho, mas a todos os animais, alimentos em apresentações diferentes para estimular os sentidos e fazer com que eles interajam com o ambiente. No calor, os picolés têm sido oferecidos com uma frequência maior. E no caso do Robinho cada picolé tem, em média, 1 kg”, explica o presidente. 

É importante lembrar que os picolés são um complemento na alimentação diária dos bichos e há tipos específicos para cada espécie. “Os primatas, como os macacos, ganham gelados com frutas, castanhas e mel. Os carnívoros podem ganhar, além destes, picolés de carne. A gente varia para não ficar enjoativo. Colocamos fruta batida ou em pedaços, variamos o sabor e o formato para despertar neles o interesse de se alimentar”, falou Valdery Junior.