• Lissauer destaca papel dos Legislativos estaduais na retomada pós-pandemia durante lançamento da 24ª Conferência Nacional da Unale, em Mato Grosso do Sul

    Publicado em 15.09.2021 às 18:47

    Representando o Parlamento goiano e à frente do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do País, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), participou nesta quarta, 15, do lançamento de 24ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em Campo Grande, no Estado do Mato Grosso do Sul. O evento, que será realizado na cidade entre os dias 24 e 26 de novembro deste ano, debaterá temas relacionados à retomada econômica pós-pandemia nos estados brasileiros e contará com a presença da presidente da entidade, deputada Ivana Bastos (PSD – BA), além de deputados estaduais de todo o Brasil.
    Destacando a importância da Unale para o fortalecimento dos Legislativos estaduais e para o compartilhamento de experiências positivas entre as Casas de Leis de todo o país, o chefe do Parlamento goiano ressaltou, durante a cerimônia de lançamento realizada na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul (ALEMS), que a conferência deste ano contribuirá para o aprimoramento das discussões que norteiam a retomada das atividades econômicas e legislativas pós-pandemia nos estados brasileiros.
    “Vejo que nesses quase dois anos de pandemia a Unale foi fundamental no sentido de participação e integração das Assembleias Legislativas, na troca de experiências, na deliberação de matérias importantes e nas novas formas de trabalho com o objetivo de atender os anseios da nossa população. Agora nós vivemos outro momento, ainda não saímos totalmente da pandemia, mas já estamos enxergando uma luz no fim do túnel em que nós já podemos avançar no debate sobre a retomada não só da economia, mas também das atividades parlamentares, da geração de empregos e de outras áreas essenciais da nossa sociedade”, salientou Lissauer.Conferência
    A Conferência Nacional da Unale é organizada anualmente com o apoio das Assembleias Legislativas. O objetivo é o debate de propostas para a melhoria e desenvolvimento do País a partir da experiência dos parlamentares das diferentes regiões e partidos do Brasil. A última edição foi em novembro de 2019, na Bahia. Neste ano, o evento terá como foco principal o novo cenário pós-pandêmico e a informatização nos processos legislativos que tem fomentado o surgimento de um novo Parlamento, mais humano, engajado e efetivo. 
    Considerada o maior encontro de parlamentares da América Latina, a Conferência Nacional da Unale será realizada pela primeira vez de forma híbrida. Com  a participação de aproximadamente 1.043 deputados estaduais e distritais, além de conferencistas nacionais e internacionais, o evento, que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de novembro em Campo Grande, no Estado do Mato Grosso do Sul, deve alcançar um público médio de 30 mil pessoas.
    Unale
    Fundada em 1996, a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, de representação dos 1.059 deputados estaduais e das 27 Casas Legislativas do Brasil, com a missão de assumir a defesa dos interesses estaduais coletivos, divulgar as ações legislativas, buscar parcerias para seu aperfeiçoamento e qualificação junto a órgãos e entidades representativas nacionais e internacionais, difundindo a importância do legislativo estadual no sistema democrático e promovendo o debate permanente de grandes temas de interesse do país.