• Governo de Goiás amplia prazos para a execução de projetos e prestação de contas dos editais 2020 da Lei Aldir Blanc

    Publicado em 16.09.2021 às 11:38

    O governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), estendeu os prazos do cronograma dos editais de 2020 da Lei Aldir Blanc. Os proponentes têm agora até o dia 15/10 para executar o projeto e até o dia 30/10 para realizar a prestação de contas. O objetivo é proporcionar aos participantes mais uma oportunidade para cumprir em tempo hábil todas as etapas do certame.

    Em 2020, a Secult lançou os primeiros três editais da Lei Aldir Blanc e aprovou mais de 1.500 projetos em todo o Estado, contemplando a pluralidade no setor artístico do Estado. Foram pagos mais de R$ 5 milhões aos fazedores de cultura e diversos projetos já foram inclusive finalizados. 

    Em 2021, novos 20 editais foram lançados para democratizar ainda mais o acesso aos recursos públicos. Os chamamentos foram elaborados em conjunto com diversos setores culturais para que as demandas e sugestões da classe artística fossem incluídas.  Os atuais certames são caracterizados pela simplificação e desburocratização das regras, facilitando assim o acesso e participação dos proponentes. Foram realizadas diversas ações de capacitação, como lives e cursos presenciais, com o objetivo de auxiliar os artistas goianos e trabalhadores de cultura a realizar as inscrições. 

    A Secult/Goiás recebeu mais de 6 mil inscrições, o triplo do esperado. Atualmente, ocorre a fase de habilitação, que consiste na análise da documentação dos projetos, e em seguida, a análise do mérito dos produtos culturais propostos.