Projeto em Aparecida levará cursos profissionalizantes a moradores do Residencial Buriti Sereno

Publicado em 16.09.2021 às 16:04

A Prefeitura de Aparecida firmou convênio com a Caixa Econômica Federal para oferecer cursos profissionalizantes e atividades esportivas aos moradores do condomínio Residencial Buriti Sereno, onde vivem 832 famílias de baixa renda. Além de capacitar para o mercado de trabalho e viabilizar o 1º emprego, a iniciativa busca fomentar a iniciação esportiva, favorecendo o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.

O contrato para execução do projeto social foi assinado nesta quinta-feira (16) pelo prefeito Gustavo Mendanha. Ele esteve hoje no condomínio junto com o vice-prefeito, Vilmar Mariano, e o secretário de Habitação de Aparecida, William Panda.

Segundo Panda, técnicos da Secretaria de Habitação começarão amanhã (17) uma pesquisa no residencial para apurar as necessidades e preferências das famílias por cursos profissionalizantes e atividades esportivas. Já são previstas, por exemplo, aulas de futebol, balé, zumba, capoeira e vôlei, além das capacitações profissionais.

A iniciativa se desdobrará neste contrato pelo período de um ano e receberá investimento de R$ 748.800, oriundos do Minha Casa Minha Vida. O programa habitacional prevê trabalhos técnicos-sociais com as famílias antes, durante e depois da mudança para as unidades residenciais.

“É algo inovador aqui no município. Nossa intenção é fazer com que essas famílias se estabeleçam na sociedade”, explicou o secretário William Panda. Ele adiantou que, desde já, a Secretaria de Habitação fará plantão social permanente no condomínio, auxiliando os moradores do Residencial Buriti Sereno no dia a dia.

O prefeito Gustavo Mendanha ressaltou que, depois dos processos de seleção e sorteio dos apartamentos, a Prefeitura de Aparecida volta ao residencial para desenvolver o projeto com os moradores. “Representa um novo passo que estamos dando para melhorar ainda mais a vida das pessoas que aqui estão, fomentando a cultura, a prática de esportes, a melhoria da qualidade de vida e, claro, a qualificação profissional”, disse.

Letícia Mariano, síndica da etapa 1 do Residencial Buriti Sereno, narrou as demandas sociais dos moradores. “São pessoas que necessitam de cursos, de oportunidades do 1º emprego. Precisamos dar às crianças oportunidades de um futuro melhor. É preciso trata-las com dignidade”, externou a gestora do condomínio.

Os cursos profissionalizantes serão ministrados por equipes do Sesi/Senai, que está em Aparecida há 27 anos, conforme lembrou o diretor local da instituição, Volnei César. “É nossa missão fazer a formação, inclusão e desenvolvimento das famílias. Ficamos muito felizes de ter a Prefeitura de Aparecida com a gente nesse caminho”.

Moradores receberam kits esportivos

Também hoje, a Prefeitura de Aparecida entregou aos moradores do Residencial Buriti Sereno kis esportivos com bolas de futebol e basquete, redes para traves e outros itens. Esse repasse de materiais esportivos ocorre continuamente, a cada quatro meses, desde a mudança das famílias para o conjunto habitacional. O objetivo, conforme o secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão, é incentivar a prática de esportes, a convivência social e hábitos para uma vida mais saudável.