Aparecida realiza Mutirão de Vacinação contra a covid-19 nesta sexta e sábado, 24 e 25

Publicado em 23.09.2021 às 20:06

Nesta sexta e sábado, 24 e 25 de setembro, a Prefeitura de Aparecida realiza um novo Mutirão de Vacinação contra a Covid-19. Nesta edição, são oferecidas 2.000 vagas para agendamento da aplicação da primeira dose pelo aplicativo Saúde Aparecida. As vagas serão liberadas ainda hoje, após as 17 horas. O acesso à ferramenta pode ser feito pelo site da Prefeitura: aparecida.go.gov.br.

A vacinação está disponível para moradores com mais de 15 anos. Adolescentes de 12 a 17 anos com alguma deficiência permanente ou comorbidade também podem ser vacinados, bem como as que estejam grávidas ou no puerpério. Nesses casos é necessário comprovar a situação. Além disso, para receber o imunizante, menores precisam estar acompanhados de um responsável.

Nos dias do Mutirão a população pode ser imunizada com a primeira dose, sem necessidade de agendamento, no drive-thru da Cidade Administrativa. O local funciona na sexta, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 17 horas.

O dois mil moradores que agendarem a vacinação pelo aplicativo devem ser imunizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos setores Papillon Park, Madre Germana, Bairro Ilda, Pontal Sul II, Santo André, Jardim Riviera, Boa Esperança, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso e Jardim Florença, das 8 às 17 horas. A Central de Imunização também disponibiliza o serviço, mediante agendamento, das 8 às 18 horas.

Segunda dose

A aplicação da segunda dose de todos os imunizantes também continua durante o Mutirão, em seis postos. Na sexta, os drives do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades funcionam das 8 às 18 horas. No sábado, das 8 às 17 horas. A Central de Imunização oferece a aplicação do reforço das 8 às 18 horas.

Além disso, nesses dois dias, a população também encontra a segunda dose da vacina nas UBS’s dos bairros Cardoso, Jardim Olímpico e Jardim Florença, das 8 às 16 horas.

Para receber a segunda aplicação do imunizante em qualquer um desses locais não é necessário agendar, basta respeitar a data prevista no cartão de Vacinação e no dia programado apresentá-lo, juntamente com documento de identidade e CPF ou Cartão SUS.

Dose de reforço dos 70+ e imunossuprimidos

A aplicação da dose de reforço (Terceira dose) para a população acima de 70 anos também segue em todos nesses seis postos, onde já aplicam a segunda dose: drive-thru do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades, UBS’s dos bairros Cardoso, Jardim Olímpico e Jardim Florença e Central de Imunização.

Para esse grupo receber a terceira dose do imunizante é necessário respeitar o intervalo de seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independentemente da vacina aplicada.

As pessoas com alto grau de imunossupressão também devem receber a terceira dose nos seis postos citados acima. Nesses casos, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de 28 dias após a última dose do esquema básico, também independentemente da vacina aplicada.

Balanço

Desde o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, em 20 de janeiro deste ano, até esta quinta-feira, 23 de setembro, Aparecida já aplicou 556.041 doses de vacina. 361.217 moradores já receberam ao menos a primeira dose. 192.796 aparecidense já estão imunizados com as duas doses ou dose única. Além disso, com o início da aplicação da dose de reforço em idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos, 2.028 moradores já receberam novas doses de imunizantes para reforçar o esquema vacinal.

Ao todo, o município já recebeu 656.185 vacinas. Atualmente, o estoque disponível é de 38.108 doses para a primeira aplicação, 45.059 para segunda aplicação e 1.956 doses de reforço.