Vem aí a Campanha de Multivacinação 2021

Publicado em 1.10.2021 às 11:50

O mês de outubro, em que se comemora o Dia da Criança, será quase todo dedicado a dar a elas o melhor de todos os presentes: prevenção à saúde e bem-estar. Do dia 1º a 29 de outubro de 2021, será realizada a Campanha Nacional de Multivacinação, com o objetivo de completar e atualizar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos, em todo o Estado.

A campanha terá o Dia “D” no dia 16 de outubro, sábado, das 8h às 17h. “Queremos nossas crianças e adolescentes nos postos de saúde de seus municípios, nesse mês, para aumentar a cobertura e a proteção deles contra várias doenças”, diz o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino. 

Por causa da pandemia de coronavírus, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) preparou algumas recomendações a serem seguidas pelas secretarias municipais de saúde, para minimizar os riscos de contágio (veja abaixo). Goiás terá em torno de 965 postos fixos para receber esse público em todo o Estado.

Com a campanha, o Governo de Goiás, por meio da SES-GO, espera facilitar o acesso às vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI); atualizar a situação vacinal e melhorar as coberturas vacinais e homogeneidade; contribuir na redução da incidência das doenças imunopreveníveis e manter controladas, eliminadas ou erradicadas várias doenças (veja abaixo a relação completa das vacinas, por faixa etária).

Estratégia
Segundo o secretário da Saúde, a complexidade do atual Calendário Nacional de Vacinação, que dispõe vacinas para as crianças e para os adolescentes, requer que toda a população-alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas e, assim, completar o esquema vacinal preconizado pelo (PNI). Ou seja, a vacinação deverá ser realizada de forma seletiva.

São os profissionais de saúde em todos os municípios goianos que vão avaliar o cartão de vacina e verificar quais vacinas precisam ser administradas. O público-alvo é a população não vacinada ou com esquemas incompletos, menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias).

Por esse motivo, a Campanha de Multivacinação não tem uma meta de cobertura vacinal a ser alcançada, pois o objetivo é a atualização da caderneta de vacinação de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. Tendo em vista que cada pessoa pode receber dose de mais de uma das vacinas ofertadas, o desempenho da vacinação será avaliado com base nas doses aplicadas e registradas no Sistema de Informação durante o período da campanha para cada vacina disponível.  

Precauções 
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, algumas precauções devem ser observadas pelos pais e responsáveis: em caso de doenças febris agudas, moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença. Diarreia e vômitos leves não constituem contraindicações, porém recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro. 

“Além disso, não há, até o momento, contraindicações médicas conhecidas para vacinar pessoas com infecção por Covid-19. Mas, para minimizar o risco de transmissão da Covid-19, às pessoas com suspeita ou com confirmação, recomendamos que a vacinação seja adiada por, pelo menos, três dias depois do desaparecimento dos sintomas, com tempo mínimo de isolamento de 14 dias depois do início dos sintomas”, explica Flúvia.

São consideradas contraindicações gerais verdadeiras para qualquer vacina:  anafilaxia (alergia grave) a qualquer um dos componentes de uma vacina ou após uma dose anterior da mesma e para as vacinas de bactérias atenuadas ou vírus vivos atenuados, todos os quadros de imunodepressão e a gravidez. 


Orientações quanto à realização das campanhas de vacinação e a pandemia da Covid-19 
– Realizar a administração das vacinas em áreas bem ventiladas e desinfetadas com frequência; 
– Garantir a disponibilidade de local para lavagem adequada ou desinfetantes para as mãos, pela equipe e usuários; 
– Limitar o número de acompanhantes para a pessoa que será vacinada (1 acompanhante); 
– Realizar a triagem de pessoas que apresentam sintomas respiratórios antes da entrada na sala de vacinação para evitar a propagação do SARS-CoV-2; 
– Orientar o uso de máscara facial para todas as pessoas a partir de 2 anos de idade. 
                                                                                      
Demonstrativo das vacinas disponibilizadas na Campanha Nacional de Multivacinação para crianças menores de 7 anos de idade 
➔ BCG 
➔ Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, haemophilus influenzae tipo  B) 
➔ VIP (poliomielite inativada) 
➔ VOPb (poliomielite atenuada) 
➔ Rotavírus  
➔ Pneumocócica 10 valente 
➔ Meningocócica C conjugada 
➔ Febre amarela 
➔ Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) 
➔ Hepatite A 
➔ Hepatite B 
➔ DTP (difteria, tétano e coqueluche) 
➔ Varicela  

Demonstrativo das vacinas disponibilizadas na Campanha Nacional de Multivacinação para crianças a partir dos 7 anos e adolescentes menores de 15 anos de idade 
➔ Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) 
➔ dT (difteria e tétano) 
➔ HPV 
➔ Meningite ACWY 
➔ Hepatite B 
➔ dTpa (difteria, tétano e coqueluche acelular para adolescentes gestantes)