• Humberto Aidar será o novo conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios

    Publicado em 4.10.2021 às 12:40

    O deputado estadual Humberto Aidar (MDB) deve assumir vaga no Tribunal de Contas dos Municípios até o final do ano. Segundo ele mesmo, a concretização ocorrerá em novembro ou dezembro, no máximo. O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e da Comissão Mista aguarda a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para oficializar sua saída da Assembleia.

    Na Casa, o deputado conta com amplo apoio dos parlamentares que confirmaram, por meio de requerimento apresentado pelo deputado Lucas Calil (PSD), a indicação, por unanimidade, do nome de Humberto Aidar para conselheiro. O documento foi assinado em 30 de junho deste ano.

    Tão logo seja concluído o trâmite da Lei Orçamentária, o requerimento que indica o deputado para o TCM deve ser votado na Alego. A demanda precisa passar pela CCJ e ser submetida ao Plenário em apenas uma votação. Depois seguirá para o governador Ronaldo Caiado validar a indicação. Obedecendo esse processo, o Tribunal deve organizar a posse de parlamentar.

    Humberto ocupará a vaga deixada por Nilo Sérgio Resende Neto que protocolou aposentadoria do TCM em 12 de maio desse ano.

    Braço direito do governador Ronaldo Caiado no Legislativo, Aidar deve ser fundamental para o Governo na reta final do seu mandato. A votação do projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2022 é o principal objetivo e precisará de articulação da base da qual o parlamentar faz parte. O documento traz a previsão de receitas e despesas do Estado para o próximo ano.  

    Perfil bibliográfico

    José Humberto Aidar é natural de Inhumas, interior do estado, é deputado estadual desde 2006. Antes, foi vereador e secretário municipal. Atualmente é presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, pasta mais importante da Casa.

    Criada por meio de sua iniciativa, foi relator da CPI dos Incentivos Fiscais no início de 2019, que foi iniciada com o objetivo principal de proteger o interesse público diante de possíveis infrações.

    Durante o período da CPI, Aidar apresentou e conseguiu aprovar duas leis que injetaram cerca de R$ 220 milhões aos cofres do Estado.

    Radialista, Aidar é fundador do projeto Fé e Ação (antigo Difusora contra a Fome) em parceria com as paróquias da região Metropolitana. A iniciativa angaria alimentos que são distribuídos por meio das paróquias às famílias carentes.

     Humberto Aidar é criador do Movimento Musical “Ecologia Rock” – Movimento de conscientização em defesa do verde e da paz, o qual durou nove anos. Foi comunicador da Rádio Difusora entre 1985 e 2017.