Prefeitura de Goiânia “decreta” Dia Oficial da Gravata Rosa nesta sexta-feira, 8

Publicado em 6.10.2021 às 11:40

Fica estabelecido nesta sexta-feira (8/10) o Dia Oficial da Gravata Rosa. A iniciativa da Prefeitura de Goiânia tem como objetivo dar visibilidade ao apoio masculino ao programa Goiânia Sempre Rosa de conscientização e combate ao câncer de mama.

A proposta é que na referida data, os homens servidores da Prefeitura, advogados, corretores de imóveis, vereadores, deputados, jornalistas e demais profissionais que habitualmente usam gravata optem pela peça na cor rosa. Mas o convite não se restringe a essas categorias e a essa peça de roupa.

“Todos os goianienses podem participar da nossa sexta-feira rosa. Se não tiver gravata, pode ser uma camisa rosa, camiseta rosa, lenço rosa, fitinha rosa com alfinete. O importante é apoiar a causa, ampliar o debate, espalhar conhecimento e salvar vidas”, afirma o prefeito Rogério Cruz.

A mastologista Rosemar Macedo concorda. Segundo ela, o envolvimento masculino com o tema é fundamental. “A saúde da família é responsabilidade de todos os membros da família, não apenas da mulher. Os homens também devem dar esse tipo de atenção às suas companheiras. Essa é uma prova inequívoca de amor”, pontua a médica.

Além disso, apesar de raros, os tumores mamários também podem aparecer nos homens. Eles representam 1% do total de casos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Por isso, o público masculino precisa observar melhor o próprio corpo para identificar possíveis alterações na mama.

“Aumento de volume; áreas endurecidas; nódulo, úlcera ou descamação na aréola ou mamilo; alteração na cor ou na espessura da pele e ínguas nas axilas são sinais de alerta. O homem deve procurar um médico para avaliação. Se for câncer, quanto mais cedo o início do tratamento, maiores são as chances de cura”, destaca a doutora Rosemar.

O programa Goiânia Sempre Rosa, que tem como embaixadora a primeira-dama Thelma Cruz, foi lançado pela Prefeitura de Goiânia em 1º de outubro e visa promover a prevenção e a melhoria do acesso à assistência médica, com objetivo de diminuir os indicadores de mortalidade  do câncer de mama, oferecendo o amparo necessário.