• Aparecida amplia a aplicação da dose de reforço em profissionais da saúde

    Publicado em 14.10.2021 às 20:49

    A Prefeitura de Aparecida ampliou o grupo autorizado a receber a dose de reforço da vacina contra a covid-19. A partir desta sexta-feira, 15 de outubro, todos os profissionais de saúde vacinados com a segunda dose ou dose única até 15 de abril já podem receber  a “terceira dose” do imunizante. A aplicação do reforço nesse grupo ocorrerá até 7 de novembro. Para receber a nova dose os profissionais devem apresentar documento pessoal, cartão de vacinação e comprovante de atuação na área da saúde.

    O serviço está disponível em nove postos, sem necessidade de agendamento. Os interessados podem procurar os drive-thrus do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades ou a Central de Imunização, de segunda a sexta, das 8 às 18 horas. Aos sábados, os drives funcionam até as 17 horas e a Central até as 18 horas.

    Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos setores Andrade Reis, Anhambi, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, o reforço da vacina é aplicado de segunda a sexta, das 8 às 16 horas. Aos sábados, três UBS´s funcionam. Nesta semana, 16 de outubro, funcionam as Unidades dos bairros Anhambi, Veiga Jardim e Andrade Reis.

    Dose de reforço para idosos

    Idosos com mais de 60 anos também podem receber a “terceira dose” do imunizante, independentemente do tipo de vacina recebido anteriormente. Contudo, os moradores precisam respeitar o intervalo de seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única).

    O serviço está disponível em todos os nove postos citados acima. Para esse grupo receber o reforço do imunizante é necessário apresentar documento de identidade, CPF ou Cartão SUS e o cartão de vacinação.

    Imunossuprimidos

    As pessoas com alto grau de imunossupressão também continuam autorizadas a receber a “terceira dose”. Nesses casos, o intervalo para a dose de reforço deve ser de 28 dias após a última dose do esquema básico, também independentemente da vacina aplicada.

    Primeira dose

    Além disso, a aplicação da primeira dose na população acima de 12 anos segue normalmente em oito postos. O serviço está disponível, sem necessidade de agendamento, de segunda a sexta, no drive-thru da Cidade Administrativa, das 8 às 18 horas. Aos sábados o local funciona até as 17 horas.

    Quem preferir receber o imunizante nas UBS’s dos setores Andrade Reis, Anhambi, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim, das 8 às 16 horas, ou na Central Municipal de Imunização, das 8 às 18 horas, precisa agendar pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. Os locais funcionam de segunda a sábado e as vagas são liberadas diariamente, de segunda à sexta-feira, a partir das 17 horas.

    Na hora de receber a primeira dose do imunizante, os moradores precisam apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS de Aparecida e comprovante de endereço. Menores precisam estar acompanhados de um responsável.

    Segunda dose

    A aplicação da segunda dose também continua com todos os tipos de imunizantes (AstraZeneca, Pfizer e Coronavac). O serviço está disponível em nove postos, sem necessidade de agendamento. Os interessados podem procurar os drive-thrus do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades ou a Central de Imunização, de segunda a sexta, das 8 às 18 horas. Aos sábados, os drives funcionam até as 17 horas e a Central até as 18 horas.

    Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos setores Andrade Reis, Anhambi, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, o reforço da vacina é aplicado de segunda a sexta, das 8 às 16 horas. Aos sábados, três UBS´s funcionam. Nesta semana, 16 de outubro, funcionam as Unidades dos bairros Anhambi, Veiga Jardim e Andrade Reis.

    Para receber a segunda dose também não é necessário agendar, basta respeitar a data prevista no cartão de Vacinação e no dia programado apresentá-lo, juntamente com documento de identidade e CPF ou Cartão SUS. 

    ———————- 

    Prefeitura oferece 800 vagas para feirantes em Aparecida

    A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana de Aparecida de Goiânia, está com 800 vagas abertas para feirantes de todos os segmentos e produtos, sendo 500 em feiras livres e 300 em feiras especiais do município. 

    As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o preenchimento de todas as vagas. A aquisição da licença é obrigatória e será permitida a montagem da banca nas feiras do município apenas quem estiver regularizado.

    Segundo o coordenador de Feiras e Licenciamento Especial da Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana, Cassiano Souza, as licenças serão disponibilizadas a todos que tiverem interesse em fazer feira na cidade, seja feirante já ativo em outras feiras ou não. 

    “Não há nenhuma exigência, apenas que tenha produtos para comercializar. Com a disponibilização das licenças, a Prefeitura dá oportunidade de a pessoa desempregada empreender, a ter uma opção de renda e a movimentar a economia na cidade”, ressaltou.

    Conforme dados da Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana, Aparecida de Goiânia possui, ao todo, 2.952 feirantes e 5.125 mil bancas ativas (há feirantes que fazem mais de uma feira). Atualmente a cidade conta com 79 feiras no total, sendo 69 gratuitas e 10 especiais. Com base nesses dados, novas vagas foram abertas.

    “Após a atualização dos cadastros no sistema da secretaria, identificamos que há espaços sobrando em praticamente todas as feiras da cidade. Por isso estamos fazendo um convite para quem quiser se cadastrar para alguma vaga”, explicou o coordenador.

    O interessado deve solicitar a ficha de requerimento pessoalmente na secretaria – situada no 1º andar da Cidade Administrativa – e apresentar documentos pessoais e comprovante de endereço. Para sanar dúvidas o telefone disponibilizado é o 3238-7210 e WhatsApp (62) 99465-3620. 

    Feiras livres e especiais, entenda a diferença: Feiras livres destinam-se à venda varejista de produtos alimentares, hortifrutigranjeiros, pescados, laticínios, carnes e derivados, quitandas, lanches, utensílios domésticos, brinquedos, armarinhos, bijuterias, artesanato, artigos de uso doméstico ou pessoal e outros. Nas feiras especiais são comercializadas roupas, calçados, artesanato, bijuterias, bolsas, lanches preparados na hora e outros produtos diversos.

    Investimentos: Os feirantes ativos em Aparecida pagam, atualmente, uma taxa anual de R$60 por metro quadrado do ponto utilizado nas feiras. No município, as despesas de instalação das barracas das feiras livres (constituídas de equipamentos padronizados, aprovados pela Prefeitura de Aparecida) são de responsabilidade do feirante. Já para a feira especial o feirante tem a opção de alugar a barraca de uma empresa terceirizada que atende a determinada feira. A empresa faz a montagem do estande no dia da feira e cobra em torno de R$ 20 reais a cada dois metros da barraca.