Trindade terá dois times na Taça das Favelas 2021 da Cufa Goiás, com apoio da Prefeitura

Publicado em 18.10.2021 às 18:38

Organizada pela Central Única das Favelas (Cufa Goiás) com 93 times na competição desse ano, pela primeira vez, a Taça das Favelas, vai ter a participação de times femininos, com 23 equipes inscritas. E uma delas é de Trindade. 

O município também vai ter um time masculino entre os 70 times de garotos que vão participar da competição deste ano. Os dois times trindadenses, ambos do Setor Ana Rosa, fizeram peneira (seleção) com 40 meninas e 100 meninos, para escolher os 20 melhores de cada. 

O prefeito Marden Júnior está na torcida pelos times da cidade e enfatizou isso no lançamento da Taça das Favelas 2021, na manhã desta segunda-feira (18/10). 

“Agradeço à Cufa pelas parcerias que já celebrou com nossa cidade, e aos clubes goianos de futebol que estão apoiando a competição, mas Trindade tem times inscritos e quer brigar pelo título”, afirmou Marden Júnior, animando a platéia que assistiu o lançamento da Taça desse ano. 

O evento ocorreu no Espaço Cultural Casa de Vidro, em Goiânia. Também estavam presentes os prefeitos de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, de Senador Canedo, Fernando Pellozo, e de Goianira, Carlão da Fox; além do secretário de Esporte e Lazer de Goiânia, Álvaro Alexandre, representando o prefeito da Capital, Rogério Cruz. 

No lançamento da Taça das Favelas 2021, havia representantes dos times oficiais do Estado: Vila Nova, Goiás, Atlético Goianiense, Goiânia e Aparecidense. Haverá jogos nos centos de treinamento (CTs) de Goiás, Vila, Atlético, do Aparecidense e na Vila Olímpica de Aparecida. 

Chamou a atenção a menina Júlia Beatriz, que nas palavras dos presentes, “bate um bolão”, fazendo dezenas de embaixadinhas sem deixar a bola cair. Ela se apresentou no palco como forma de representar o grande interesse de mulheres inscritas.

Os representantes dos times oficiais confirmaram que pretendem ficar de olho nos jogadores que se destacarem para eventuais convites para suas bases. Da Taça das Favelas de 2019, segundo os presentes, ao menos quatro jovens se destacaram e estão jogando profissionalmente hoje em times de Goiás e do Tocantins.

Na edição desse ano, que será reforçada após o cancelamento no ano anterior devido às restrições da pandemia de Covid-19, a organização registrou times de dez cidades goianas inscritos na competição. 

O sorteio dos times e chaves da Taça das Favelas 2021 será realizado no sábado, 23. Já os jogos terão início dia 30 de outubro, transcorrendo durante novembro todo, com finais masculina e feminina marcadas para o dia 11 de dezembro, com transmissão ao vivo pela Tv Anhanguera. 

“É a maior competição mundial reunindo jovens de periferias”, anunciou o presidente da Cufa Goiás Breno Cardoso, exibindo o clipe oficial do evento.  Este ano, entre os prêmios concedidos aos vencedores goianos estarão duas bolsas integrais para curso superior na Faculdade Sensu, de Goiânia.

Apoio

Os dois times do Ana Rosa contam com o apoio da Prefeitura Municipal que oferece estrutura, local para treinamento, como os campos do Parque Lara Guimarães, e materiais para treino, de acordo com o técnico e o auxiliar técnico do time feminino, respectivamente Cristiano Neves e Vinícius Martins.

Eles citam que também o Trindade Atlético Clube (Tacão) e a UniGoyazes são parceiros no apoio aos jovens atletas do Projeto Social Amar, que tem à frente a líder comunitária Ediana Alves. “Desde 2020 que esperávamos essa oportunidade”, destacou Cristiano.