• Em Caldas Novas, Caiado participa da abertura do 8° Congresso das Associações Comerciais, Industriais e Empresariais do Estado de Goiás

    Publicado em 23.10.2021 às 13:38

    O governador Ronaldo Caiado participou, na noite de sexta-feira (22/10), da abertura do 8° Congresso das Associações Comerciais, Industriais e Empresariais do Estado de Goiás, em Caldas Novas, no Sul do Estado. 

    Organizado pela Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), o evento, que vai até este sábado (23/10), no Centro de Convenções DiRoma Exclusive, celebra o aniversário de 58 anos da entidade, que ocorre no domingo (24/10), e tem a “Retomada Econômica para o Desenvolvimento de Goiás” como tema em 2021.

    “As instituições comerciais são importantíssimas. Com uma capilaridade ímpar, são alavancadores do desenvolvimento, geração de emprego e giram a economia”, disse Caiado ao ressaltar que as ações das Facieg atingem os 246 municípios goianos. 

    O governador ressaltou as ações da atual gestão para o apoio ao empresariado no período pré-pandêmico, durante a pandemia e no cenário de maior controle da Covid-19, com o retorno das atividades. “Realizar esse evento, que foi cancelado por dois anos, mostra que estamos evoluindo. Tanto é que Goiás, diante de toda a dificuldade, foi o estado que mais cresceu no Brasil no trimestre passado, com 4,4% positivo”, disse, se referindo ao avanço do Produto Interno Bruto goiano.

    Para o presidente da Facieg, Sebastião Vieira Sobrinho, o encontro viabiliza melhores tomadas de decisões do setor para 2022 e promove a integração entre as associações filiadas à entidade. Ele ressaltou que “o Estado tem mudado com o governador trabalhando com muita seriedade, competência e disponibilidade para o diálogo. Caiado tem feito algo diferenciado, tem escutado a classe empresarial de Goiás”, disse Sobrinho. 

    Para o prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra, os empresários em Goiás estão unidos, com geração de empregos, renda e impostos. Ele elogiou a atuação do governador durante a pandemia e a autonomia concedida aos prefeitos. “Caiado nos deu a mão, compreendeu a situação pela qual o turismo passava e deixou com que eu e a iniciativa privada tomássemos as decisões cabíveis”, disse Marra. 

    Presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), cuja Facieg é filiada, George Pinheiro ressaltou que Goiás é um dos estados que sustenta o país com o poderio agrícola, mas, também, com o comércio, serviços, turismo e indústria. “Sabemos da sua parceria, do seu trabalho como governador e como parceiro da iniciativa privada. Goiás é privilegiado!”, disse a Caiado. 

    Coordenador do encontro, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), parceiro do Estado em ações de incentivo ao empresariado, esteve representado no evento pelo diretor técnico da entidade em caráter nacional, Bruno Quick, pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Ubiratan da Silva Lopes, que também é ex-presidente da Facieg, e pelo superintendente do Sebrae Goiás e ex-secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto. 

    Na abertura do evento, Lopes relembrou o prestígio das edições anteriores do evento, lamentou a não realização por dois anos e comemorou o retorno em grande estilo. “Hoje eu classifico o 8º Congresso das Associações Comerciais como o melhor de todos, porque temos a maioria, com 95% dos presidentes de associações comerciais de Goiás aqui conosco, e a presença do governador, deputados federais e secretários”, comemorou o presidente do Conselho.

    “Todos nós enfrentamos da mesma forma o ano difícil da pandemia e, agora, vemos as coisas realmente se encaixarem com a direção que vem sendo dada ao nosso Estado”, disse o deputado federal José Mário Schreiner. 

    A programação do congresso conta ainda com palestras, mesas redondas e apresentações de temas de interesse de lideranças classistas. “Este evento consolida a união das associações e nos proporciona informações para que possamos desempenhar um bom trabalho para a classe que representamos”, disse Paula Kelle, presidente da Associação Comercial e Industrial de Caldas Novas.

    Estiveram presentes à solenidade em Caldas Novas também o secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima; a deputada federal Magda Mofato; o presidente da Central Sicredi Brasil Central, Celso Figueira; os prefeitos Paulinho do Barreirão (Anicuns) e Carlinhos do Mangão (Novo Gama); o vereador por Caldas Novas, Paulo da Laranja; o comandante do 19º Comando Regional da Polícia Militar de Goiás, tenente coronel Durvalino Câmara dos Santos Júnior e o presidente do Sindicato Rural de Caldas Novas, Rômulo Gonzaga.