Prefeitura de Trindade premia vencedores do Concurso de Educação Ambiental e para o Trânsito

Publicado em 5.11.2021 às 19:00

A prefeitura de Trindade entregou, nesta sexta-feira (05/11), prêmios para 10 alunos de escolas da rede municipal que participaram do Concurso de Educação Ambiental e para o Trânsito, realizado pelas secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente. Foi anunciada intenção de dobrar de 5 mil para 10 mil alunos envolvidos em 2022 e atingir também a rede privada de ensino.

O prefeito Marden Júnior entregou prêmios aos ganhadores e defendeu a priorização desse trabalho para, ainda durante a idade escolar, preparar adultos conscientes em Trindade. “As pessoas só vão parar de jogar entulho em local impróprio se forem incentivadas e educadas desde a infância”, afirmou durante discurso. 

Após assistir aos vídeos dos trabalhos infantis que foram escolhidos entre 2.800 enviados, ele se declarou emocionado. “Eles mexeram com nosso coração e agora vão mexer com o coração de Trindade na medida em que divulgarmos para todos os moradores”, destacou.  

Roberto Badur, secretário de Meio Ambiente, falou do êxito que tem alcançado em parceria com a Secretaria de Educação para desenvolver ações de Educação Ambiental que envolvam crianças e jovens estudantes de Trindade. 

“Vamos ampliar de 5 mil o público que foi atingido esse ano para 10 mil, dobrando em 2022”, afirmou. Além disso, ele revelou que já iniciou entendimentos para levar um programa de Educação Ambiental também à rede privada de ensino de Trindade no próximo ano.

Sérgio Sanches, secretário de Educação de Trindade, enfatizou que o empenho da gestão municipal em todas as esferas de ensino almeja a construção de “um país cada vez melhor”.

O concurso envolveu vídeos de crianças do Jardim 1 e 2 e alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal, segundo Badur, com a participação de aproximadamente 2.800 trabalhos. Em etapa anterior, turmas de outras séries também participaram, com 1.800 produções. 

O objetivo é causar reflexão entre os alunos para que ajudem a sociedade a praticar os conceitos importantes para a sustentabilidade do meio ambiente (4 Rs), que são reduzir, reutilizar, reciclar e repensar. 

No caso do EJA, os trabalhos tinham foco em Educação para o Trânsito com o estímulo da Superintendência Municipal de Trânsito. O vencedor foi o estudante Marcos Antônio Ramos, do 5º ano da Escola Municipal Tabelião Augusto Costa.

“Fiz um desenho a mão livre mostrando uma rua com os sinaleiros sincronizados e todos os motoristas e carros alinhados, respeitando o trânsito”, explicava ele ao lado do professor Alex César Alves Carvalho. No concurso, Marcos ganhou um celular novo “poucos dias depois de ter quebrado o aparelho antigo”, dizia, feliz. 

Os vídeos premiados mostram crianças orientando sobre reciclagem de lixo e compostagem, por exemplo. Em alguns casos elas narram, noutros encenam e em outros filmam cenas educativas. 

*Os vencedores em Sustentabilidade foram:*
1º lugar – Laura Victória de Souza, Escola Municipal Gleide Mendes
2º lugar – Arthur dos Santos Amorim, Escola Municipal José Felício

*Finalistas:*
Thamyres Martins dos Santos, Escola Municipal Cirandinha
Maria Luiza Dias Silvério, Escola Municipal Dona Catú
Valentina Oliveira Luz, Escola Municipal Élcia Campos
Gustavo Maciel de Oliveira Aguiar, Escola Municipal Padre Antão
Maria Sophia Rodrigues Alves, Escola Municipal Rita Maria

*Vencedor do EJA – Educação de Trânsito:*
Marcos Antônio Ramos, 5º ano da Escola Municipal Tabelião Augusto Costa

*Finalistas do EJA:*
Nadim Moura de Oliveira, Escola Municipal Maria Aparecida Gonçalves Marques
Vilma Gonçalves de Sousa, Escola Municipal Padre Renato