Audiência pública aprova, por unanimidade, desafetação de trecho de rua em troca de praça urbanizada por empresa, no Setor Bandeirantes
Cerca de 300 moradores do Setor Bandeirantes, na Região Leste de Trindade, foram unânimes em que o município desafete um trecho da Rua Ruiter Oliveira, equivalente a uma quadra, para a ampliação da empresa Ico Metais, no bairro. Além da abertura de 80 empregos diretos, os moradores ficaram satisfeitos com a conquista de uma praça que será urbanizada pela empresa.
A decisão foi tomada em audiência pública organizada pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, com a participação de vereadores de Trindade, na tarde desta quinta-feira (18/11).
A sessão foi gravada para documentar a decisão, que foi antecedida da aprovação pela Câmara Municipal de projeto do Executivo que promove a desafetação. A aprovação na assembleia foi a decisão final.
“Houve uma união dos poderes com a sociedade civil, Câmara e Executivo, todos focados no mesmo propósito”, declarou o secretário de Indústria e Comércio de Trindade, Gustavo Queiróz.
A empresa garante que vai investir R$ 500 mil em ampliação de sua estrutura, construindo até a quadra depois da rua, que já lhe pertence. Também vai abrir 80 empregos diretos que beneficiarão moradores do setor.
Também a empresa está comprometida em implantar os equipamentos de esporte e lazer em uma praça pública da região. Estão previstos academia de ginástica, parquinho e pista de caminhada. O dono da empresa, Edson Lucca, afirmou que a perspectiva de crescimento da Ico e da região aumentam muito com a decisão. “Temos muito o que agradecer”, declarou, otimista com a ampliação da fábrica e do quadro de funcionários.
Dois moradores que tinham dúvidas sobre os impactos no trânsito das imediações, e sobre a localização da praça, tiveram oportunidade de questionar os presentes. O superintendente municipal de Trânsito, Wagner Magno, garantiu que os estudos técnicos mostraram os ajustes necessários e que não haverá prejuízo ao fluxo para os moradores.
Wagner Magno disse que, como parte do levantamento, está sendo analisada a solicitação de linhas de ônibus para atender pontos da região que não são cobertos. Também afirmou que existe solicitação para uma linha que deixe os moradores do setor já no Terminal Padre Pelágio, em Goiânia.
Sobre a questão da localização da praça, Gustavo Queiróz explicou que ela será na parte alta do Setor Bandeirantes, próximo do Maysa 3, em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) que está sendo construído nessa região.
O vereador Baiano do Esporte, que fez diversos pedidos a respeito do processo para a desafetação da área, foi enfático ao agradecer ao Executivo e ao Legislativo pela atenção que deram ao assunto. “Nota dez”, disse ele. O presidente da Câmara Municipal, Wesley Cabeção, confirmou a persistência do colega no desenlace da questão, despertando risos dos presentes.
Entre os moradores, Maria José Cordeiro Alves, resumiu seu sentimento: “Vai trazer benefícios, então gostei”. Silvânio Araújo Bandeira esperava na fila para assinar a lista de presença na audiência enquanto definia como uma medida acertada a desafetação do trecho da rua já que isso vai gerar emprego na região.