• Sebrae Goiás recebe comitiva de técnicos do Acre

    Publicado em 22.11.2021 às 15:35

    Os resultados positivos dos projetos do Sebrae Goiás no ramo do agronegócio já ultrapassam as fronteiras do Estado, e foi essa boa notícia que trouxe ao Estado,  uma equipe composta pelo Diretor Administrativo e Financeiro do Sebrae Acre, Francinei Santos, o Diretor Presidente da Emater, Rynaldo dos Santos; o Diretor Técnico da Emater do Acre, Wally de Oliveira; o chefe da Divisão de Monitoramento, Raimundo Nonato e a chefe da Divisão de ATER, Marlene Medeiros. Eles vieram conhecer as tecnologias de produção e as soluções para o agronegócio.

    A visita técnica à sede da entidade ocorreu na quarta-feira,17 de novembro. A comitiva acreana foi recebida pelo Diretor Superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Lima Neto; pelo diretor de Tecnologia, João Gouveia e o gerente de soluções Athos Ribeiro, que apresentou dois dos principais programas, o Desafio Agrostartup e Sebrae no Campo. “É uma honra receber vocês e trocar experiências, somos parceiros em qualquer oportunidade. É uma transferência de tecnologia intensa”, afirmou Antônio Carlos.

    Ele disse que muito do trabalho realizado pelo Sebrae é fruto da parceria com o Senar Goiás, as entidades fazem parte do Sistema S. Juntas elas promovem capacitações, treinamento e ações de inovação como a que ocorreu no encontro da FAEG Jovem que reuniu mais de 1.500 jovens produtores rurais de mais de 110 municípios goianos. “É dessa forma que o Sebrae fomenta o empreendedorismo”, explicou ele.

    O Diretor de Tecnologia do Sebrae Goiás, João Gouveia, disse que o trabalho do Sebrae Goiás junto ao agro nunca parou, mesmo durante o ápice da pandemia e que agora o objetivo é outro, ganhar tempo para diminuir prazos e otimizar cada vez mais os resultados.

    O Diretor Presidente da Emater, Rynaldo dos Santos, parabenizou o superintendente Antônio Carlos e disse que todos os projetos apresentados servem de exemplo para o Acre que ainda é uma fronteira agrícola a ser desbravada. Um exemplo disso, é que 97% dos agricultores do Estado são familiares, apenas 3% deles são de porte médio ou grande e as culturas de maior destaque são a mandioca e o açaí, ou seja, nenhuma commodity.  

    Para o Diretor Administrativo e Financeiro do Sebrae Acre, Francinei Santos, a vinda da comitiva teve muitos ganhos e que ele vai contar com os exemplos observados em Goiás, para serem aplicados no Acre. “É bom saber que podemos contar com parceiros tão potente quanto o Sebrae Goiás”, ressaltou.