Trindade: Semma recebe filhote de arara Canindé encontrado no Potakayana e entrega ao Cetas do Ibama
Fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Trindade recolheram, nesta terça-feira (11/01), um filhote de Arara Canindé, espécie ameaçada de extinção até o final da década passada. O filhote foi entregue por uma moradora do Setor Pontakayana, na Região Leste de Trindade.
A mulher fez contato com a Semma relatando que o animal havia caído do ninho e que ela não sabia como cuidar dele, informou o secretário de Meio Ambiente, Roberto Badur. Um fiscal então se dirigiu até a residência e recolheu a Arara para entregá-la ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Goiânia.
No Cetas, a saúde da pequena Arara seria avaliada. Aparentemente o filhote estava em boas condições. A moradora tomou a atitude correta, segundo o secretário.
Roberto Badur explica que apenas criadouros registrados pelo Ibama podem manter animais silvestres sob seus cuidados. “Uma arara mantida em um destes criadouros recebe uma anilha na pata e sua existência é controlada pelo Ibama, já a criação em cativeiro é crime e deve ser denunciada para a Semma”, salientou. O telefone da secretaria é 3505-8633.
A Lei Federal 9.605/98, no seu artigo 29, prevê detenção de seis meses a um ano e multa para quem mantém animais silvestres em cativeiros sem autorização.