Caiado apresenta primeiro ônibus articulado 100% elétrico para utilização no Eixo Anhanguera, nesta segunda-feira (17/01)

Publicado em 16.01.2022 às 12:22

O governador Ronaldo Caiado apresenta, nesta segunda-feira (17/01), às 10h, no estacionamento do Estádio Serra Dourada, o modelo de veículo 100% elétrico que vai substituir a frota do Eixo Anhanguera nos próximos meses. 

O projeto “O Futuro é Agora: Apresentação da Modernização do Eixo Anhanguera” inicia avaliação de modelo que possui autonomia de 250 quilômetros, é equipado com ar-condicionado, carregadores de celular e foi desenvolvido com suspensão pneumática em todos os eixos, o que proporciona mais conforto para os usuários. 

O veículo elétrico, da montadora chinesa Build Your Dreams (BYD), com fábrica em Campinas (SP), passará por um período de avaliação de viabilidade técnica e econômica para implantação. Nessa fase de estudo, o modelo não vai rodar com passageiros. Ao todo, serão mais de 100, com expectativa de entrarem em circulação ainda neste semestre. Cada máquina deixa de emitir 110 toneladas de CO2 por ano. O Eixo Anhanguera possui atualmente 86 ônibus, com dez anos de uso. 

A iniciativa para modernizar o serviço é implementada por meio da Metrobus, em parceria intermediada pela Secretaria-Geral da Governadoria (SGG) com o consórcio formado pelas empresas Enel X, Marcopolo e Consórcio HP-ITA (Urbi Mobilidade Urbana). Estarão presentes ainda o secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, executivos da Enel X e da Urbi Mobilidade Urbana.