Farmácias no DF farão teste gratuito de covid-19

Publicado em 17.01.2022 às 20:51

A partir desta terça-feira (18), 23 farmácias realizarão teste de covid-19 de forma gratuita no Distrito Federal. A ação é uma parceria da Secretaria de Saúde do Distrito Federal com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) que, junto ao Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma), selecionou os estabelecimentos de testagem. Cerca de 800 mil testes rápidos de antígeno (TR-Ag) serão distribuídos. 

Cada estabelecimento receberá, inicialmente, 500 kits do teste rápido e fará o controle do seu estoque e, quando for necessário, solicitará reabastecimento pela secretaria. Segundo a pasta, a liberação de novos testes será condicionada à comprovação, pela farmácia, da notificação no sistema de todos os testes realizados.

As informações referentes aos exames deverão ser registradas no sistema e-SUS, no qual são incluídos dados como data de realização, resultado, lote e data de validade. De acordo com a secretaria, as drogarias cadastradas atendem a requisitos sanitários e documentais. Para que fossem autorizadas, precisavam ter, por exemplo, uma sala com circulação de ar e espaço para evitar filas e aglomerações.

Os pontos de testes foram liberados de maneira emergencial e provisória e serão fiscalizados pela Vigilância Sanitária para evitar riscos de transmissão. As farmácias que participam da ação têm liberação para aplicar os testes de covid-19 por 60 dias, prazo que pode ser prorrogado, conforme o cenário epidemiológico.

O público-alvo para realização dos testes nas farmácias deve seguir os seguintes critérios: quem está sintomático ou teve contato com casos confirmados da doença. São sintomas, por exemplo, tosse, febre, dor de garganta, falta de ar e perda de olfato ou paladar.

Os locais realizam os testes de segunda a sexta, das 10h às 19h. (Agência Brasil )