• Prefeitura de Anápolis libera 900 mil reais para unidades de ensino pelo Pafie

    Publicado em 19.01.2022 às 06:54

    Com o retorno às aulas presenciais programado para 24 de janeiro, a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, libera R$ 902 mil para o Programa de Autonomia Financeira das Instituições Educacionais (Pafie). O recurso, adquirido por impostos municipais, será destinado às 108 unidades de ensino, além do Centro Municipal de Apoio às Diversidades (Cemad). O valor será utilizado de forma descentralizada pelos gestores e será gasto com a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs), materiais sanitizantes, manutenção e custeio das atividades educacionais. O distanciamento, o uso de máscaras e outras medidas de segurança continuarão sendo adotadas.

    “Distanciamento social, higienização constante das mãos, limpeza dos ambientes (como banheiros e carteiras), uso de máscaras e a separação de turmas entre os intervalos para evitar aglomerações são medidas que continuam válidas e são necessárias para o enfrentamento da nova onda de contaminações que temos vivenciado”, afirma o diretor de Vigilância Sanitária, Gúbio Pereira Dias. Ele também ressalta a importância dessas ações estarem inseridas nas atividades pedagógicas como medida de educação para despertar a consciência social dos estudantes.

    Para garantir que essas medidas sejam cumpridas, o recurso será liberado ainda neste mês pela Prefeitura. “O repasse do Pafie é mais uma estratégia para recebermos com segurança os nossos estudantes. Com a aquisição de EPIs, materiais sanitizantes e cumprimento das orientações contidas no Protocolo de Biossegurança, as unidades de ensino estarão aptas para o retorno presencial de 100% dos estudantes e continuar oferecendo um ensino público de qualidade”, ressalta a secretária de Educação, Eerizania de Freitas. Ela observa ainda que o início da vacinação de crianças e o grande percentual da população imunizada contra a Covid-19 motivou a Secretaria Municipal de Educação a preparar o retorno de aproximadamente 37 mil estudantes.