Portaria vai regulamentar exigência do comprovante de vacinação na UFG

Publicado em 21.01.2022 às 15:40

A Reitoria e os diretores de unidades acadêmicas e órgãos da UFG reuniram-se, na quinta-feira (20/1), e um dos principais assuntos foi a regulamentação da exigência do comprovante de vacinação contra a covid-19. No ano passado, o Conselho Universitário aprovou a exigência do chamado “passaporte da vacinação” para a ampliação das atividades presenciais na Universidade. As orientações serão reunidas em uma Portaria que deverá ser publicada em breve.

No início da reunião, Angelita Pereira de Lima voltou a repercutir a nomeação dela como reitora e não da professora Sandramara Matias, que era a primeira colocada na lista tríplice enviada ao Ministério da Educação. Angelita disse que iniciou a gestão com a ideia da soma, mesmo que a nomeação tenha sido feita com o objetivo contrário.

“Estamos conduzindo o processo na forma de somar (…) a primeira e mais importante medida na contenção desta crise institucional depois da posse foi nomear a professora Sandramara como assessora especial da Reitoria, não apenas para representar esse simbólico da soma, mas também para efetivamente contribuir para o que já estava sendo feito no processo de transição”, argumentou. Angelita ainda anunciou que o ex-reitor Edward Madureira também fará parte da equipe gestora e que novas nomeações vão ocorrer nos próximos dias.

Depois, por mais de três horas, os gestores discutiram a minuta da Portaria que será publicada para regulamentar e organizar o processo de comprovação de vacinação contra a covid-19. Os diretores fizeram várias contribuições e questionamentos sobre o texto e sobre como será o funcionamento na prática do sistema. Uma das propostas é que a comprovação seja realizada através do preenchimento de um formulário que poderá ser acessado com o login único da UFG.

Como encaminhamento, ficou estabelecido que antes da publicação será realizado um estudo das condições jurídicas da Portaria para que ela tenha efetividade dentro da instituição. A ampliação das atividades presenciais na UFG estava prevista para 17 de janeiro de 2022, mas devido às condições sanitárias foi adiada para 31 de janeiro.

Fonte: Reitoria Digital