• Aulas presenciais voltam na segunda-feira na Rede Municipal de Ensino de Trindade para mais de 11 mil alunos

    Publicado em 21.01.2022 às 18:40

    A rede municipal de Educação de Trindade retoma na segunda-feira (24/01), o regime de aulas presenciais para cerca de 11 mil alunos acima de 4 anos de idade, que são os aptos ao retorno presencial. Das 41 unidades, apenas alguns Cmeis que atendem crianças de 0 a 3 anos de idade não voltarão presencialmente. 

    As unidades vão retornar com escalas para ocupação de 50%, com revezamento semanal entre turmas. Com isso, todos os alunos com mais de 4 anos, cujas famílias optaram pelo ensino presencial, poderão assistir aulas nas escolas. 

    Os pais que concordaram assinaram termos de ciência nas unidades de ensino, explica o secretário de Educação, Sérgio Sanches. Eles são maioria expressiva. Os demais permanecem no regime não-presencial.

    As escolas já foram preparadas para receber os alunos. Na Escola Municipal Antônio Lopes Fonte Boa, no Setor Palmares, e na Escola Municipal Rita Maria Pereira, no Pontakayana, será utilizado um conjunto de salas de aula modulares adquiridas pela Prefeitura. 

    Na Fonte Boa são 17 salas modulares e na Maria Rita são 4. Todas estas salas terão 2 aparelhos de ar condicionado e capacidade para 25 alunos (turmas que serão divididas por causa da pandemia) 

    Em princípio, as aulas retornam seguindo as últimas orientações sanitárias até dia 31 de janeiro, quando o cenário será reavaliado. 

    Com isso, ficam mantidas a obrigatoriedade do uso de máscara facial, distanciamento entre as carteiras, utilização de álcool 70%, verificação da temperatura, entre outras medidas que podem contribuir com o controle da pandemia de Covid-19 na comunidade escolar, junto com o avanço na vacinação das três doses para adultos, e também o início da imunização de crianças de 11 anos em Trindade. 

    O decreto em vigor, número 2.620/2021, em seu artigo 8º, estabelece que as escolas podem funcionar no regime de ensino presencial, limitado ao máximo de 50% da capacidade total da instituição, distância mínima de 1 metro de raio entre os alunos e de 2 metros entre professores, alunos e demais funcionários.