• Lucas Cássio representa Goiás na etapa nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo

    Publicado em 22.01.2022 às 16:09

    O jornalista goiano Lucas Cássio de Moraes vai representar Goiás na final da etapa nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo. Único goiano na final, Lucas Cássio concorre na categoria áudio pela Rádio Vera Cruz FM (RVC FM) de Goianésia. Com a reportagem “Programa do Sebrae, Encadeamento produtivo fortalece pequenos negócios no enfrentamento a pandemia”, o goiano conquistou o primeiro lugar, na categoria áudio, na etapa estadual e regional (Centro-Oeste), o que garantiu uma vaga na final. 

    Por conta da pandemia, a solenidade para conhecer os vencedores da etapa nacional será realizada de forma virtual no dia 31 de janeiro. O evento será transmitido pelo YouTube do Sebrae. Nesta edição, o prêmio teve como destaque a cobertura do impacto da pandemia sobre os pequenos negócios. Foram 1.143 inscrições de trabalhos de todo o país. 

    Esse ano serão concedidas também as premiações especiais: Jornalista Revelação e o Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, além da homenagem ao Jornalista Parceiro do Empreendedor. “A iniciativa é uma referência no reconhecimento ao trabalho de profissionais de comunicação na cobertura dos temas relacionados ao universo do empreendedorismo e dos pequenos negócios.  Nessa edição, o Prêmio teve como foco o enfrentamento dos impactos da pandemia de coronavírus sobre as micro e pequenas empresas brasileiras” destacou o Sebrae.

    Confira abaixo os trabalhos finalistas nas categorias de Áudio, Texto, Vídeo e Foto:

    Prêmio Sebrae de Jornalismo em Áudio
    A Deliciosa Fábrica de Bolo de Chocolate (Rádio Liberal/PA)
Autor: Celso Freire

    Certificado do Sebrae reconhece espaços que reforçam cuidados para evitar a Covid-19 (Rádio BandNews FM Curitiba/PR)
Autora: Lorena Pelanda

    Comércio na Pandemia (Rádio Verdes Mares/CE)
Autores: Lyana Ribeiro, Daniella de Lavôr, Elon Nepomuceno Solon

    De lixão a parque: a arquiteta que mudou a paisagem da favela (Agência Mural de Jornalismo das Periferias – Podcast Próxima Parada/SP)
Autores: Vagner de Alencar, Gabriela Carvalho, Ana Beatriz Felicio, Rômulo Cabrera, Pammela Gentil.

    Programa do Sebrae, Encadeamento produtivo fortalece pequenos negócios no enfrentamento a pandemia (RVC FM/GO)
Autor: Lucas Cássio de Moraes

    Prêmio Sebrae de Jornalismo em Texto
    Adaptação digital: como empresas de Blumenau usaram a tecnologia para se reinventar durante a pandemia (O Município Blumenau/SC)
Autores: Alice Kienen, Cristóvão Oliveira

    De Grandes para Pequenos (Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios/SP)
Autores: Claudia Rolli, Mauro Silveira, Marisa Adán Gil

    Empreendedores piauienses apostam na economia criativa e artística durante pandemia (Portal O Dia/PI)
Autora: Emelly Alves

    Pandemia desencoraja jovens (Correio Braziliense/DF)
Autoras: Ana Lídia Araújo, Ana Paula Lisboa

    Transformação digital: outras formas de comunicar (DOL – Diário Online/PA)
Autores: Andressa Ferreira, Kleberson Augusto Pantoja dos Santos, Emerson Coelho

    Prêmio Sebrae de Jornalismo em Vídeo
    Do campo à mesa com apenas um clique: Tecnologia une produtores de orgânicos e consumidores em SC (NSC TV/SC)
Autor: Eduardo Prestes

    Empreendedorismo Rio Azuis (TV Anhanguera/TO)
Autores: Rafael Ishibashi, Ernandes Parrião, Elisângela Farias, Jacqueline Fernandes, Reginaldo Bonfim

    Empresa social leva produtos de pequenos agricultores a famílias de baixa renda do país (TV Globo/SP)
Autores: Mariana Fontes, Rogério Rocha, Renata Puccinelli, Pedro Ferreira, Thiago Cavalheiro, Denise Correa, Samuel Reis, Fabíola Marzabal

    Produtores rurais se reinventam na pandemia e mantém vendas (TV Globo/DF)
Autores: Gabrielle Freire, Raphaella Sconetto, Anna Reis, Joelson Maia

    Projeto “Do Chão Maciço” incentiva mulheres do sertão do Ceará a produzir e a criar na Pandemia (TV Verdes Mares/CE)
Autores: Wânyffer Monteiro, Susy Costa, Victória Crisóstomo, Paulino Júnior, Otávio Augusto

    Prêmio Sebrae de Fotojornalismo
    Agridoce: o desafio de crescer no ramo de confeitaria durante a pandemia (RIC Mais – Grupo RIC/PR)
Autores: Marcio Helegda, Rodrigo Sigmura

    Balancéu (Portal Metrópoles/DF)
Autor: Gustavo Moreno 

    Manguezal (A Gazeta/ES)
Autor: Ricardo Medeiros

    No Recife, borracheiro Seu Modesto faz casas de boneca no fundo da oficina (TAB UOL/PE)
Autor: Rafael Martins

    Serviço:
    8º Prêmio Sebrae de Jornalismo
    Cerimônia de premiação – Dia 31 de janeiro, às 19h, ao vivo pelo YouTube do Sebrae <https://www.youtube.com/c/Sebrae>
    Mais informações sobre esta edição do prêmio, você encontra no site https://premiosebraejornalismo.com.br/