Goianienses relatam aumento abusivo no valor do IPTU, denuncia jornal A Redação

Publicado em 25.01.2022 às 10:16

O novos valores  do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) estão causando reclamações de moradores de Goiânia. O novo Código Tributário Municipal (CTM), aprovado na Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, no final de 2021, altera valor do metro quadrado da área construída do imóvel tendo como referência preços do mercado da construção civil, o Custo Unitário Básico de Construção (CUB), de julho do ano passado. Ou seja, a contribuição passa a ser calculada, a partir deste ano, pelo valor venal do imóvel, independente da região ou bairro.

Para muitos goianienses o novo formato resultou em um “aumento abusivo” no valor do imposto. Como é o caso da jornalista Simone Bastos Alves, que mora em um apartamento no Setor Parque Amazônia. Em 2021, quando o modelo antigo estava em vigor e a cobrança era feita considerando o bairro, ela pagou R$ 321,13 de IPTU. Já com o novo cálculo, o valor passou para R$ 685, 32, ou seja, mais que dobrou. “O condomínio é antigo, simples, sem área de lazer e recentemente não passou por nenhuma grande reforma”, explica a jornalista, que contesta o aumento. “Estou assustada”, completa.

Veja matéria completa no site do jornal A Redação:https://www.aredacao.com.br/noticias/162544/goianienses-relatam-aumento-abusivo-apos-mudanca-na-cobranca-do-iptu