TJGO reúne senadores para demonstrar apoio à candidatura de Marcello Terto, advogado indicado para atuar no CNJ

Publicado em 25.01.2022 às 10:26

Em apoio à candidatura do conselheiro federal pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Goiás (OAB-GO), o advogado Marcello Terto, para representar a advocacia no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no biênio 2022/2023, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, recebeu, na tarde desta segunda-feira (24), no Salão Nobre da Presidência, os senadores Vanderlan Cardoso e Luiz do Carmo, bem como o presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins.

Marcello Terto foi indicado para integrar a formação de conselheiros do CNJ pelo Pleno do Conselho Federal da OAB e precisa ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal e, quando aprovado, submetido à apreciação do Plenário daquela Casa de Leis.

“Convidamos os senadores para demonstrar que estamos confiantes e orgulhosos em ter um representante da advocacia goiana indicado para atuar junto ao CNJ”, afirmou o chefe do Poder Judiciário Estadual, desembargador Carlos França, que ainda  ressaltou a trajetória  de Marcello Terto afirmando que “ele poderá contribuir para que o  CNJ, que já é uma instituição muita respeitada, avance cada vez mais, visando sempre o aprimoramento da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário, o que repercute sempre em melhores serviços prestados à sociedade”

Na oportunidade, Marcello Terto agradeceu o apoio do Poder Judiciário goiano e ressaltou seu compromisso com o sistema de Justiça brasileiro. “Quero honrar essa missão, fazendo o melhor trabalho possível para desempenhar as funções exercidas pelos conselheiros do CNJ, valorizando o Estado de Goiás, que tão bem me recebeu nesses mais de vinte anos de luta pela advocacia”, enfatizou. 

Conforme o senador Vanderlan Cardoso, Marcello Terto vem demonstrando ao longo de sua carreira todo o seu comprometimento em prol da classe advocatícia. “Estou certo de que, se nomeado, Marcello Terto desempenhará com êxito as funções de orientação, coordenação e execução de políticas públicas voltadas ao bom desempenho dos tribunais do país”, ressaltou o senador Vanderlan Cardoso.

Para o também senador goiano, Luiz do Carmo, as credenciais de Marcello Terto são pertinentes ao exercício da atividade e “trará uma inédita e importante representatividade ao Estado de Goiás”. 

O presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, salientou que se trata “de uma grande conquista da OAB de Goiás, “uma vez que é inédita a indicação de um advogado dos quadros da OAB-GO para compor o CNJ”. Rafael Lara também mencionou que Marcello Terto é “dono de notório saber jurídico e reputação ilibada, além de outros predicativos para desempenhar um brilhante trabalho como conselheiro do CNJ”, afirmou. 

Também presentes à reunião, o vice-presidente do TJGO, desembargador Zacarias Neves Coelho e o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Nicomedes Domingos Borges, manifestaram apoio à indicação de Marcello Terto para compor o CNJ como representante da OAB. Ambos citaram que Goiás estará bem representado no CNJ, com a aprovação do nome do advogado goiano.

Indicação

Ao ser  indicado para integrar a formação de conselheiros do CNJ pelo Pleno do Conselho Federal da OAB, Marcello Terto  recebeu 25 votos das 27 bancadas seccionais. No Senado Federal, após passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), ele ainda será submetido à apreciação do Plenário do Senado, necessitando da maioria absoluta para aprovação (41 votos) entre os 81 senadores, para , em seguida, ser nomeado pelo presidente da República.

Ainda participaram do encontro o juiz substituto em segundo grau, Jerônymo Pedro Villas Boas; o conselheiro federal da OAB-GO,  advogado Dalmo Jacob Júnior; o tesoureiro da OAB-GO, advogado Eduardo Cardoso, além do coordenador de comunicação da OAB-GO, Realle Palazzo, e o secretário de Planejamento da Prefeitura de Senador Canedo, Rafael Gonzaga. (Texto: Carolina Dayrell/ Foto: Wagner Soares- Centro de Comunicação Social do TJGO)