• Sebrae Goiás lança caderno de Desburocratização de Abertura de Empresas em Goiânia 

    Publicado em 5.02.2022 às 09:38

    A parceria entre Sebrae Goiás, Prefeitura de Goiânia e Governo do Estado, envolvendo várias secretarias e técnicos, resultou em trabalho que aponta soluções como a redução de 21 dias para 4 dias no prazo para abertura de uma empresa em Goiânia. Todo esse esforço foi apresentado na manhã desta quarta-feira, 2 de fevereiro, quando o Caderno da Desburocratização foi lançado na sede do Sebrae Goiás.

    Para o Diretor Superintendente do Sebrae Goiás, Antonio Carlos de Lima Neto, o momento não poderia ser mais oportuno, uma vez que vivemos no País um período de retomada na economia. “Caíram de 16 para 6 os procedimentos realizados para abrir uma empresa em Goiânia, isso promove uma aceleração que ajuda muito o empreendedor no início do estabelecimento do seu negócio. Também favorece em demasia, os pequenos e micro empreendedores”, explicou.

    Foto: Silvio Simões

    O secretário municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa, Michel Magul, que na ocasião representou o prefeito Rogério Cruz, ressaltou que vai facilitar a geração emprego e renda, a inclusão social e a inclusão produtiva. “Todos se uniram em prol de agilizar a vida de quem quer empreender, trabalhar e gerar empregos para todos”, destacou.


    Por sua vez, o chefe de gabinete do presidente do Sebrae Nacional, Elias Guimarães Borges Filho, disse que a iniciativa dessa integração de entes para promover essa aceleração foi fundamental para se chegar a esse resultado. “Essa iniciativa servirá de exemplo para nós do Sebrae, torna-la nacional. Goiás saiu na frente e o Sebrae não consegue construir política públicas sem parcerias como esta realizada aqui. Esse é o futuro diminuir as dificuldades para se empreender cada vez mais”, garantiu.

    Foto: Silvio Simões

    Digitalização


    O Secretário Geral de Governo, Adriano Rocha Lima, que representou o governador Ronaldo Caiado, lembrou que em 2019, foi realizada uma pesquisa nacional que mostrou Goiás como um dos 10 Estados menos desenvolvidos no ambiente de negócios. Ou seja, a burocracia, a falta de digitalização e a própria organização do Estado não facilitava a vida de ninguém, quanto mais de um futuro empreendedor. Hoje a realidade é outra, ele cita a plataforma expresso, que sedia centenas de serviços do governo do Estado e constantemente outros estão entrando, a desburocratização apresentada pelo Sebrae Goiás, “isso mostra que o quanto Goiás é atrativo para a instalação de novas e grandes empresas”, definiu.

    A solenidade no Sebrae reuniu um grande corpo de técnicos e secretários municipais e de Estado: Secretário de Estado da Retomada, Cesar Moura; Secretário de Administração de Goiânia, Eduardo Merlin; Secretário de Planejamento Urbano e Habitação de Goiânia, Valfran de Sousa; Secretário Municipal de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso; Secretário Executivo de Administração de Goiânia, Rafael Meirelles; Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros, Anderson Moura; Presidente da Junta Comercial de Goiás, Euclides Barbo; Presidente da Associação Comercial e Industrial de Goiás, Rubens Fileti; Analista de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Layla Caldas da Silva; Representante do Conselho Deliberativo do Estado e Fieg, Pedro Alves; Presidente da Aciag, Leopoldo Moreira Neto; Presidente da OCB Goiás, Luis Alberto Pereira; e o presidente da ACEG, Jose Torres.