Aparecida de Goiânia busca mais parcerias com Sistema Fieg
No momento de transição na Secretaria de Habitação de Aparecida de Goiânia, em que o vereador Willian Panda foi substituído esta semana por Ubiraci Santos, conhecido como Bira Contador, ambos foram recebidos segunda-feira (31/01), na Casa da Indústria, pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel.
A reunião integra a agenda ao projeto Encontro Indústria e Desenvolvimento Regional, que no ano passado promoveu quatro rodadas de reuniões com prefeitos de cidades de várias regiões do Estado, e este ano reiniciou a série, na semana passada, com o prefeito de Goianésia, Leonardo Menezes. O objetivo é colocar à disposição dos administradores ferramentas para modernizar a gestão e explorar oportunidades de geração de emprego e renda, sobretudo com foco na formação profissional e tecnológica para atender à demanda por mão de obra especializada.
“A Fieg tem realizado investimentos substanciais em educação com foco na qualidade. Queremos proporcionar um salto nas indústrias instaladas em Goiás, por meio da capacitação profissional. Para isso, temos buscado entender as demandas regionais, aproximando-se das prefeituras e levantando as necessidades dos municípios”, afirmou Sandro Mabel.
Os representantes do polo industrial de Aparecida, um dos mais importantes do Estado e em acelerado desenvolvimento, com reflexo em toda a Região Metropolitana de Goiânia, buscam a expertise do Sistema Indústria na consolidação de novas parcerias no município. “Nós conhecemos bem a qualidade do serviço prestado pelo Sesi, Senai e IEL, e estamos aqui para levar saúde e qualificação profissional aos moradores de Aparecida”, afirmou Willian Panda.
Sandro Mabel lembrou a parceria de longa data já mantida com a prefeitura de Aparecida de Goiânia, onde o Sistema Fieg está presente fisicamente desde o início dos anos 90, por meio da Unidade Integrada Sesi Senai Prof. Venerando de Freitas Borges, e reforçou o atendimento em 2011, com a inauguração da Escola Senai Dr. Celso Charuri, em terreno cedido pela prefeitura.
Ele ainda falou sobre investimentos que serão consolidados nos próximos cinco anos pelo Sistema Indústria em Goiás. “Nós vamos investir mais de meio bilhão de reais em nossas unidades. Vamos investir em infraestrutura, recursos audiovisuais para continuar formando campeões”, disse em referência ao ensino de qualidade das instituições, evidenciado em competições nacionais e internacionais em diversas áreas, sobretudo na robótica, grande diferencial da Rede Sesi Senai no Estado.
Do encontro, participaram o superintende do IEL Goiás, Humberto Oliveira, o diretor de Educação e Tecnologia do Sesi e Senai, Claudemir Bonatto, e o gerente de Relações com o Mercado, Fernando Fernandes.
Unidades Sesi Senai em Aparecida
Dirigidas pelo professor Volnei Cesar Magedans, as duas unidades do Sesi e Senai em Aparecida de Goiânia, localizadas no Bairro Village Garavelo e Bairro Vila Oliveira, atuam complementarmente nas áreas de educação básica e educação profissional, esporte, saúde e segurança do trabalho. As instituições atendem às indústrias e à comunidade em segmentos como informática, automação, eletroeletrônica/metalmecânica, gestão, vestuário, construção civil, soldagem e manutenção industrial, entre outras, de acordo com as necessidades do mercado.