Senai e Prefeitura de Goiânia reforçam capacitação para mulheres com curso de costura industrial

Publicado em 12.02.2022 às 07:00

Diante de quadro de vulnerabilidade socioeconômica, agravada pela pandemia e violência doméstica, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e o Senai Goiás deram início a mais uma ação para qualificação voltada especialmente para o sexo feminino, com a abertura de inscrições ao curso gratuito de costura industrial, em Goiânia.
A iniciativa faz parte do projeto Capacita + Mulher, da Prefeitura, e visa ampliar o acesso ao mercado de trabalho, geração de renda e inclusão social, na esteira da aposta estratégica do Sistema Fieg no desenvolvimento do segmento da moda goiana.
Com duração de 160 horas, o curso será realizado na Escola Sesi Senai Jardim Colorado, na Região Noroeste de Goiânia, e a previsão é de que as aulas comecem segunda-feira (14/02). Ao todo, serão oferecidas 32 vagas, divididas em duas turmas, nos turnos vespertino e noturno. 
Para a secretária da Mulher, Tatiana Lemos, gerar oportunidades de qualificação profissional para o mercado de trabalho é o principal caminho para a independência financeira e a saída do ciclo de violência em que muitas mulheres se encontram. “Infelizmente, elas foram as primeiras a perder seus empregos durante a pandemia, sendo a maioria chefes de família. A Prefeitura tem o compromisso de mudar essa realidade e levar educação e formação ao maior número de mulheres em situação de vulnerabilidade”, disse.
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, destacou que no decorrer do ano serão oferecidas outras centenas de vagas em diferentes cursos. “Nossa gestão tem um compromisso com as mulheres goianienses. Vamos abrir muitas vagas, principalmente na área de costura e moda, reforçando nosso compromisso de tornar Goiânia um dos maiores polos de moda do País”.
Ainda no âmbito do programa Capacita + Mulher, a Faculdade Senai Fatesg, no Setor Universitário, iniciou segunda-feira (07/02) o curso de montagem e manutenção de computadores para 16 mulheres.