Jornal Opção: Anápolis é a 1ª cidade brasileira a desobrigar uso de máscaras em locais abertos  

Publicado em 16.02.2022 às 06:24

O uso de máscara em Anápolis passará a ser opcional em ambientes abertos, como praças, parques e ruas. A medida, anunciada pelo prefeito da cidade, Roberto Naves, entrará em vigor assim que for divulgada a nota técnica da Secretaria Municipal de Saúde no Diário Oficial do município.

O documento da Secretaria de Saúde analisa que durante o avanço da variante Ômicron, entre os casos confirmados nos meses de dezembro e janeiro, “houve notória redução do número de atendimento nas unidades de saúde”. Por conta disso e do avanço da vacinação, a medida está sendo implantada.

“Nós não estamos tirando a máscara das pessoas. Não será mais obrigatória. A pessoa que tem comorbidade ou resolveu por qualquer razão não se vacinar, a melhor forma de se proteger é com a máscara. Mas o cidadão, por exemplo, que está com três doses de vacina e quer fazer uma caminhada, uma corrida ou vai até uma praça que não tenha aglomeração, o uso da máscara precisa ser opcional”, disse o prefeito, Roberto Naves.

“A Ômicron foi uma cepa mais branda porque a grande maioria da população já estava protegida. A vacina realmente salva vidas e nós precisamos continuar avançando com o processo vacinal”, explicou o prefeito. Naves também informou que Anápolis realizará uma busca ativa para quem não deu andamento ao ciclo vacinal. 
(Matéria do Jornal Opção)