Prefeitura de Goiânia recolhe 45 mil toneladas de entulho das ruas por mês 

Publicado em 16.02.2022 às 11:35

A quantidade de entulho que os funcionários da Prefeitura de Goiânia recolhem por mês das ruas, avenidas e lotes da capital chega a 45 mil toneladas. A informação é do presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Alex Gama. O presidente afirma que o serviço é essencial para evitar a proliferação de animais que são vetores de enfermidades. 

“Entulho acumulado cria ambientes propícios para proliferação de mosquitos transmissores de doenças e de animais peçonhentos”, afirma Alex. “Em tempos de pandemia, a limpeza de vias públicas é ainda mais importante. Porque evita que a rede pública de saúde fique mais sobrecarregada do que já está”. De acordo com a Comurg, caminhões que cuidam do serviço passam nessa semana pelos setores Jardim Goiás, Residencial Eli Forte e Leste Vila Nova.

O prefeito Rogério Cruz afirma que a administração municipal faz a sua parte para manter Goiânia limpa, mas reforça que o apoio da comunidade é fundamental. “A gente chama a atenção da comunidade para a conscientização, porque a limpeza urbana é um trabalho conjunto e uma demonstração de respeito com a nossa cidade”, destaca.

A companhia leva, ao todo, cerca de 200 colaboradores às ruas até domingo para executar serviços que são de sua alçada, como varrição, poda de grama, de árvores e manutenção de praças – além da remoção de entulho. As equipes que cuidam de recolher galhos caídos estão nos bairros Jardim Ana Lúcia, Oeste, Pedro Ludovico e Parque Santa Rita. As que realizam poda de mato alto em vias públicas trabalham no Setor Sul, Chácara do Governador e Jardim Califórnia.

O Projeto Flores (que consiste no plantio, capina e manutenção nos canteiros) também tem destaque no cronograma da semana. Serviços dessa natureza serão executados na Praça Tamandaré e na rotatória da Rua 26, que ficam no Setor Oeste; Avenida Portugal, que corta o Marista; Praça da Bíblia, localizada entre os setores Leste Vila Nova e Universitário; Praça Boaventura, no Leste Vila Nova; e a Avenida Contorno, no Jardim Guanabara. 

Já equipes de obra e infraestrutura da Companhia atuam nas praças Ipê, no Bueno e Tamanduá, no Leste Vila Nova. Além desses expedientes, a Prefeitura de Goiânia seguem cronogramas já estabelecidos e que atendem toda a cidade com capina, roçagem, e remoção de entulhos, assim como as coletas orgânica e seletiva.