Prefeito de Trindade vai a posse canônica de novo arcebispo de Goiânia e recebe saudação especial dele 

Publicado em 17.02.2022 às 15:40

O prefeito de Trindade, Marden Júnior, estava entre as centenas de autoridades que prestigiaram a posse canônica do novo arcebispo de Goiânia, dom João Justino de Medeiros Silva, escolhido pelo Vaticano para substituir dom Washington Cruz, após 19 anos no cargo. A celebração ocorreu no Santuário Basílica Sagrada Família, em Goiânia, na noite de ontem (16/02).

Marden Júnior compareceu acompanhado do assessor especial e presidente do Gabinete de Operação de Emergência e Saúde (GOE), Cristiano Galindo. Agradecendo a confiança dos católicos goianienses em sua indicação, “que é vontade de Deus”, durante a cerimônia o novo arcebispo escolheu o prefeito de Trindade para, em seu nome, cumprimentar todos os prefeitos que estivessem presentes. 

Em outro momento, dom João Justino citou o Santuário do Divino Pai Eterno em Trindade como “escola da verdade, onde pobres e ricos são iguais”. Vindo de Minas Gerais, ele também citou trecho de poema de Cora Coralina falando sobre paz, justiça e fé.

“Vim dar boas vindas ao novo arcebispo e desejar que seu pastoreio seja de muitas conquistas que nosso povo precisa, porque, com certeza, a igreja tem papel fundamental nas conquistas das pessoas”, declarou o prefeito. Ele também disse que “Trindade está de braços abertos para que ele tenha uma missão de muito êxito”.

Aos 55 anos de idade, o novo arcebispo assumiu conclamando as pastorais da Igreja Católica a caminharem com ele na missão evangelizadora. Ele estava ladeado pelo antecessor, na presença da própria mãe, Maria de Lurdes, de centenas de padres, freiras, bispos, cardeais de diferentes cidades do país, diáconos e muitos fiéis. 

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, o governador Ronaldo Caiado, e a primeira-dama, Gracinha Caiado, além de deputados estaduais e federais, membros do Judiciário, reitores de universidades como Angelita de Lima, da Universidade Federal de Goiás, também participaram. 

O padre João Bosco de Deus, vigário da paróquia do Divino Pai Eterno de Trindade, disse que a igreja “está em festa com novo arcebispo chegando, com o tempo de renovação e de fé, muito importante para a Arquidiocese de Goiânia e também para os paroquianos de Trindade”.

Também de Trindade, Padre João Paulo Santos, reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, destacou que a posse de um novo arcebispo é “oportunidade de revigorar nossa fé, fortalecer nossa esperança”. 

Para ele, será uma gestão de continuidade, mas dando um “vento de recomeço, com missão muito importante no Santuário do Divino Pai Eterno, “que tem um lugar especial na Arquidiocese de Goiânia”.