COI vai analisar possibilidade de adiamento dos Jogos de Tóquio

Publicado em 23.03.2020 às 10:10

O Comitê Olímpico Internacional (COI) afirmou que vai dar início a discussões sobre o que deve ser feito a respeito dos Jogos de Tóquio, incluindo a possibilidade de adiamento em meio à pandemia global de coronavírus.

O corpo diretivo do COI realizou uma reunião de emergência por telefone, no domingo, e afirmou que vai concluir as discussões dentro das próximas quatro semanas.

O COI disse que vai iniciar consultas com o comitê organizador local, o governo metropolitano de Tóquio e o governo japonês.

No entanto, o COI enfatizou que o cancelamento dos Jogos não resolverá o problema e não ajudará ninguém e que, por isso, não consta na agenda dos debates.

O premiê japonês Shinzo Abe deu uma declaração durante uma sessão do comitê do Parlamento, nesta segunda-feira, que o adiamento é algo que possivelmente terá de ser considerado, caso seja difícil realizar os Jogos em sua totalidade.

Abe revelou que conversou com o presidente do comitê organizador, Yoshiro Mori, no domingo à noite. E afirmou que Mori vai transmitir sua mensagem ao presidente do COI, Thomas Bach.

O primeiro-ministro disse que vai conversar novamente com o COI e acredita que os líderes do Grupo dos Sete, incluindo o presidente Donald Trump, vão apoiar a decisão dele.

Abe acredita que a melhor opção é a de tomar uma decisão em breve. (NHK, emissora pública do Japão)